Maiquel Vignatti

Vinho e Afins

Tendências do o mundo da comunicação para 2018.

14/02/2018 - Fonte: Portal Adesso

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Hoje vou falar sobre inovações em tecnologia, com insights para melhorarmos nossa performance, não apenas para as vinícolas, mas de um modo geral.

 

Muito se fala em inovações tecnológicas acerca de tudo, desde o simples serviço de banco e pesquisas na internet até conversar com uma marca em um bate papo virtual através de um chatbot. pois bem, vejam algumas tendências:

 

Conteúdo mais relevante, em menor quantidade

As empresas vêm reconhecendo a importância de fazer Marketing de Conteúdo e é provável que teremos cada vez mais empresas investindo nessa estratégia.

Em resumo, os responsáveis pelo conteúdo precisam ser mais estratégicos sobre que tipo de conteúdo publicar, olhando mais para o tipo de conteúdo que traz volume de resultado e que esteja alinhado com a jornada de compra.

Comece focando em como você pode ser importante para as pessoas que está tentando atingir. Empresas têm essa ideia de que precisam fazer tudo, apelar para todos, mas não precisamos. É muito mais efetivo se focarmos em quem interessa.

Marketing através do engajamento

Por falar em engajamento, também é uma grande tendência para 2018. Engajamento emocional está próximo do engajamento racional. O último é baseado no estímulo da mente, levando a racionalidade, enquanto o primeiro foca no estímulo do que se sente. Atualmente, em tempos de experiência de marca, o engajamento emocional está provando ter cada vez mais dificuldade de alcançar bons resultados e narrativas eficazes – e o marketing digital está no centro de todo esse movimento.

Marketing de experiência

O marketing de experiência era muito utilizado há 5 anos e está voltando com força em 2018, pois consegue proporcionar momentos únicos e inesquecíveis aos consumidores.

A ideia do interativo se espalhou rapidamente em 2017 e está previsto com proporções absurdas para 2018 e, por isso, o marketing de experiência vem com muita força, dando aos clientes oportunidade de participarem de algo e construírem uma relação com a marca. A tendência é unir online e offline em uma mesma campanha sensorial. 

Influenciadores Digitais em Alta

Outro destaque entre as tendências do marketing digital em 2018 é o uso cada vez maior por parte das marcas, do poder dos influenciadores digitas em suas campanhas.

Algumas pesquisas mostram que aproximadamente 90% das pessoas confiam nas opiniões de amigos e colegas em redes sociais e somente 30% dessas pessoas levam em conta na hora de decidir, a argumentação de anúncios pagos como google AdWords e Facebook Ads.

Em um cenário como este é razoável apostar em uma participação cada vez maior dos influenciadores digitais em campanhas, principalmente aquelas que tem como principal veículo as redes sociais. 

Chatbot

Falando em Inteligência Artificial, outra das tendências para 2018 que está muito relacionada a esse conceito é o chatbot.

Quando pensar no o que é um chatbot, lembre-se da Siri, da Apple. Ela consegue fazer várias coisas, como ligar para alguém da sua agenda, programar um alarme, contar uma piada, fazer pesquisas na internet… 

Ou seja, chatbot é um programa de computador que faz o que é programado, simulando uma conversa humana, e nada mais além disso. Dessa forma, conseguimos automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, o que nos deixa livres para resolver problemas mais complexos.

O que muitas empresas estão fazendo é escolher alguns processos (como venda, consulta de pagamentos ou dúvidas frequentes) para colocar em um fluxograma, estruturar na forma de diálogo e cadastrar dentro de uma ferramenta apropriada.

Existem muitas maneiras de perguntar a mesma coisa, e quando você faz a configuração não consegue colocar todas no sistema.

No entanto, o chatbot com inteligência artificial faz com que, mesmo perguntando de uma forma não programada, você obtenha respostas corretas.

 

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