Carros e Motos

Saiba como fazer a escolha certa na hora de trocar os pneus do seu carro

12/08/2013
UOL / CARSALE

Item de segurança essencial, o componente tem alguns fatores precisam que ser levados em consideração no momento de sua substituição

 
 
 
 
Foto
 

     Os pneus estão entre os itens de segurança mais importantes de um automóvel e, por isso, deve-se ter cuidado para escolher corretamente o tipo ideal na hora da troca. Isso garante a estabilidade do carro, além de frenagens mais seguras e maior conforto ao rodar. Colocar modelos de medidas diferentes das indicadas pelo fabricante pode ser arriscado por comprometer o comportamento dinâmico do veículo.

     Com tamanha variedade de marcas e modelos no mercado, o motorista tem de ficar atento com as especificações disponíveis. O gerente de engenharia da Bridgestone no Brasil, José Carlos Quadrelli, sugere algumas dicas de como escolher melhor o produto. “Primeiro, é imprescindível checar o manual do veículo e verificar qual a medida e o índice de carga e velocidade do pneu do seu carro”.

     As características do produto podem ser verificadas no próprio pneu. Em sua lateral, existe uma inscrição composta por números e letras, que se referem à medida, tipo de construção, índice de carga e símbolo de velocidade.

     O recomendado é que o pneu escolhido  tenha as mesmas características do original definido entre fabricante e montadora. A diferença do diâmetro externo não deve ultrapassar 3% em relação ao pneu original.

     Fique atento para as ofertas de preços atrativos de marcas desconhecidas. As fabricantes orientam que o consumidor mantenha pneus iguais (mesma marca, modelo e medida) em um mesmo eixo do veículo. “Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, explica Quadrelli.

     Além das informações acima, aqui vão algumas dicas para você ficar atento na hora de escolher o melhor pneu para o seu automóvel:

+ Verifique sempre o manual do proprietário do seu veículo para saber o tamanho e o tipo de pneu recomendado.

+ Leve em consideração as necessidades de seu carro. O pneu deve ser capaz de suportar a carga que o seu veículo irá carregar.

+ O pneu ideal deve ter qualidade para emitir pouco ruído durante a rodagem, favorecer a economia de combustível.

+ Cuidado com o modismo de instalar um conjunto maior que o de fábrica para melhorar a aparência das rodas. Lembre-se que o diâmetro não deve ser 3% maior que o original.

 

 

MAIS NOTÍCIAS