Carros e Motos

Indústria lança turbo para motores nacionais abaixo de 1.4 litro

15/08/2013
UOL / CARPLACE

     Considerando as exigências do programa Inovar-Auto, a fabricante BorgWarner anuncia o lançamento do Turbo B01, desenvolvido para veículos de passeio compactos e aplicável nos modelos a gasolina, etanol ou “flex”. Com produção nacional prevista para 2014, o produto foi projetado para motores menores, abaixo de 1.4 litro.

    O componente será produzido na fábrica da empresa em Itatiba (SP), e foi desenvolvido com foco no atendimento das exigências do novo regime automotivo, que possui o objetivo de incentivar o aumento de eficiência energética e a redução de emissão de poluentes.

     O Turbo B01 oferece melhor desempenho, economia de combustível e termodinâmica aperfeiçoada, se comparado com outros componentes da mesma categoria, fatores que garantem alta performance para o motor. Seu design especialmente desenvolvido para propulsores compactos proporciona ótimo custo benefício, pois atende várias faixas de potência hoje somente disponíveis em motores de 1.6 litro. Além disso, pode ser aplicado em carros flex, a gasolina ou a álcool.

     “O produto foi projetado no centro de pesquisa e desenvolvimento da BorgWarner na Alemanha, com engenheiros brasileiros alocados. Para isso foi feito um trabalho de transferência de tecnologia e conhecimento entre os profissionais dos dois países. O resultado foi um sucesso, com uma ótima aceitação no mercado europeu e asiático, onde a tendência dos carros compactos é bem forte. Ficou comprovado que há economia ao consumidor final e com menos impactos ao meio ambiente”, comenta Lauro Takabatake, diretor de engenharia e vendas da companhia.

 

MAIS NOTÍCIAS