Saúde

Inclusão: No mês do autismo, conheça mais sobre os Anjos Azuis

05/04/2017
Portal Adesso
Anterior Próximo

     Abril é considerado o mês do autismo, a data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre a doença. Autismo é um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil a doença atinge quase 2 milhões de pessoas. Em crianças, o autismo é mais comum que Aids, Câncer e Diabetes.

     As pessoas denominadas carinhosamente como Anjos Azuis, possuem um dia a dia difícil. A falta de inclusão é a principal causa para que a maioria dos autistas permaneçam em suas casas durante boa parte de sua existência.

     Existe a alguns anos a inclusão dos autistas em APAES (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Atualmente, muitas delas já abrem suas portas para o diagnóstico precoce, para os atendimentos em estimulação essencial e para o apoio psicopedagógico desta clientela. Muitas já buscam capacitação de seus profissionais e outras tantas já se organizam administrativamente para ir à busca de convênios específicos e regulamentadores.

     O PORTAL ADESSO conversou com Paula Raquel Beal, presidente da APAE de Garibaldi, que já adere essa inclusão. Segundo ela, atualmente a APAE do município atende um total de 21 autistas, sendo desses, 11 meninas e 10 meninos.

     Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

MAIS NOTÍCIAS