Política

Câmara Municipal de Bento Gonçalves recebe documento histórico

13/06/2017
Portal Adesso - Foto: Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

     Cópia de material oriundo do Arquivo Histórico Municipal trata da eleição do primeiro Conselho Municipal de Bento Gonçalves.

     Na manhã de segunda-feira (12), o presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), recebeu uma cópia da ata da eleição do primeiro Conselho Municipal de Bento Gonçalves, órgão que exerceu o Poder Legislativo no município até a primeira metade do século passado. O documento do século XIX, oriundo do acervo do Arquivo Histórico Municipal, foi entregue pelo pesquisador Ademir Antonio Bacca.

     Conforme consta na ata, a eleição para o antigo conselho foi realizada em 24 de outubro de 1892. A posse dos integrantes do órgão ocorreu em 24 de novembro daquele ano, momento em que também assumiu o cargo o primeiro intendente de Bento Gonçalves, coronel Joaquim Marques de Carvalho Júnior, que governou o município durante 32 anos.

     Para o presidente da Câmara, o documento é de suma importância e complementará o processo de digitalização de toda a documentação histórica presente na Casa, que remonta ao ano de 1947. Os trabalhos iniciaram no mês de abril e devem ser finalizados em dois anos.

 

 

MAIS NOTÍCIAS