Agricultura

Apreensão dos vinhos de produtor artesanal repercute pelo país

18/06/2017
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal Eduardo Zenker/Facebook

     PORTAL ADESSO foi o primeiro veículo da região a noticiar o fato. Jornal Folha de São Paulo e revista IstoÉ Dinheiro também deram destaque para o assunto. Produtor de Garibaldi Eduardo Zenker vem recebendo apoio de várias pessoas. 

     A apreensão de todos os vinhos produzidos de forma artesanal na garagem do produtor Eduardo Zenker segue repercutindo por pessoas e grupos ligados ao mundo do vinho em todo o Brasil. Quem fez a busca e apreensão no último dia 07 de junho foi a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, alegando irregularidades sanitárias e fiscais. Zenker ficou como “Fiel Depositário” de seus próprios produtos.

     Na semana que passou, um dos maiores jornais do país a Folha de São Paulo, publicou artigo sobre o assunto. Além da Folha, a revista IstoÉ Dinheiro, que também circula em todo o Brasil destacou a apreensão em outro artigo. Aqui na região, um jornal semanal de Bento Gonçalves fez reportagem de capa sobre o assunto e o Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, enviou uma nota para a nossa redação. Zenker apareceu ainda no canal Mais Globosat, em uma matéria gravada antes de toda a polêmica que apresentou seu local de produção dos vinhos artesanais.

           Leia AQUI a reportagem feita pelo PORTAL ADESSO

 

     Vamos aqui reproduzir na integra a Nota do IBRAVIN. Acompanhe:

 

Nota do Ibravin

Composta por uma base produtiva de pequenos produtores familiares, a indústria brasileira de vinhos apresenta também essa mesma identidade, com 90% das empresas sendo de micro e pequeno porte.

Empresas que herdaram a tradição vinícola, mas que precisaram se adaptar, atualizar e que, em um mercado global altamente competitivo, seguir normativas que garantam a segurança para o consumidor, para o produtor e para a própria cadeia produtiva. Assim, esse importante segmento socioeconômico e, em certo grau, também cultural brasileiro, terá condições de sustentabilidade em todos os seus aspectos.

A missão assumida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) é a de planejar e realizar ações institucionais e oferecer produtos e serviços que possibilitem o ordenamento, a promoção e o fortalecimento da cadeia produtiva da vitivinicultura em todos os seus elos. E, ao longo de sua existência, o Ibravin tem trabalhado para que a entidade se tornasse um espaço de diálogo que concilie as opiniões de agricultores, vinícolas, cooperativas, profissionais do setor, instituições de pesquisa e membros do governo para o desenvolvimento da cadeia vitivinícola brasileira.

 

Assim sendo, listamos alguns dos trabalhos desempenhados na promoção desse ordenamento.

 

Vinho colonial/artesanal:

- Em 2016, o Ibravin trabalhou em prol da regulamentação do vinho colonial e propôs ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma alteração na Lei 99.066/1990 para a criação da categoria de elaborador artesanal de vinhos, viticultores que produzem sua própria uva e mão de obra própria ou familiar. Nos últimos anos, também articulou um grupo de trabalho que concluiu um estudo de texto sugestivo para criação de uma Instrução Normativa com simplificações para as exigências de registro e inspeção dos estabelecimentos produtores de vinho produzido por agricultor familiar ou empreendedor familiar rural.

 

- A legislação está aprovada e em fase de regulamentação. E os primeiros produtores de vinho colonial/artesanal estão em fase de registro que deverá ser concluído em setembro desse ano.

 

Simples Nacional

- Também batalhou fortemente para a inclusão das vinícolas no sistema do Simples Nacional e mantém um pleito permanente para a redução dos impostos aplicados à produção de vinhos. A lei está aprovada com entrada em vigência em 2018.

 

PAS Uva para Processamento

Junto com o Sebrae, Embrapa, Senai e Senar/RS, promoveu a aplicação do Programa Alimento Seguro – PAS Uva para Processamento, que oferece assistência às vinícolas de todos os portes na adoção de boas práticas de produção da uva e elaboração de vinhos e derivados.

 

Produção orgânica e biodinâmica

- Em 2015 apoiou a organização da cooperativa de vinhos naturais (Naturvin) através do fornecimento de assessoria jurídica, patrocinamos cursos de biodinâmica com especialistas que são referência mundial nessa questão, assim como Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para produtores orgânicos.

 

Atualização da legislação

- Na outra ponta, defendemos a atualização da legislação junto às esferas estaduais e federais para alinhamento das normativas vigentes no Brasil às aplicadas internacionalmente.

 

Controle e fiscalização

- O Ibravin, em conjunto com a Seapi-RS, dá apoio a operação do Laboratório de Referência Enológica (Laren), que auxilia no controle de qualidade dos produtos, sendo uma importante ferramenta na fiscalização dos derivados da uva e do vinho de origem nacional e importadas comercializadas no mercado interno.

 

Todas essas atividades são desenvolvidas com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), repassados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul (Seapi-RS).

 

Por tudo isso,  defendemos as condições de igualdade de concorrência e cobramos seriedade de todos os elos envolvidos na atividade, passando pela observação das boas práticas no cultivo da uva, na elaboração de vinhos, na comercialização de produtos e apoiamos os órgãos competentes no controle e fiscalização dessas etapas produtivas e comerciais.

 

Sabemos que há muito o que avançar em cada uma dessas etapas, mas esperamos que, dentro das regras vigentes, cada um atue de forma responsável em prol de toda a cadeia produtiva. O Ibravin está de portas abertas e à disposição para auxiliar todos que tenham interesse em se formalizar e atuar de forma colaborativa.

 

Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin)

 

 

MAIS NOTÍCIAS