Política

Scussel visita presídio Estadual de Bento

26/07/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O presidente da Câmara Municipal de Bento Gonçalves, vereador Moisés Scussel Neto (PSDB), visitou o Presídio Estadual de Bento Gonçalves na tarde dessa terça-feira (25). O encontro foi conduzido pelo presidente do Conselho Comunitário de Execuções Penais, José Ernesto Morgan Oro, pelo atual administrador do presídio, José Marcio da Rosa Oliveira, e pelo agente penitenciário Marcos Feix.

     O presídio conta com o auxilio do Conselho Comunitário de Execuções Penais, que dá suporte à administração da penitenciária, conforme estabelecido pelo artigo 80 da Lei Federal 7.210/1984. É por meio do conselho existente no município que a administração consegue realizar melhorias no local.

     A visita do presidente da Câmara teve o objetivo de acompanhar o funcionamento da penitenciária, que atualmente abriga 323 presos nas celas. Desse montante, 25 são mulheres. O número representa mais que o triplo da capacidade do local e só vem aumentando ao longo dos últimos anos, segundo os responsáveis pelo presídio.

     Para Scussel, a visita foi esclarecedora. “Podemos ver que a organização do local é boa, mas realmente faltam recursos e as instalações são pequenas para abrigar tantos presos”, afirmou ele.

     Está em andamento no município um projeto que visa à construção de um novo presídio que ficará localizado no bairro Barracão e oferecerá 500 vagas para o regime fechado e 150 para o semiaberto. A ideia do governo estadual é executar a obra por meio de uma parceria público-privada, baseada na Lei Estadual nº 14.954/2016. O prazo previsto para a conclusão do processo é março de 2018.

 

 

MAIS NOTÍCIAS