Geral

Mais de duas mil pessoas utilizam benefícios do IPE em Garibaldi e Carlos Barbosa

16/08/2017
Portal Adesso

     Anúncio do Governador José Ivo Sartori (PMDB) da divisão do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPE, em duas autarquias, IPE Saúde e IPE Prev, ocorrerá uma reformulação na legislação previdenciária, com foco nas pensões. A divulgação tem deixado muitos beneficiários da região em dúvidas.

     Segundo o governo, os usuários das pensões vitalícias abaixo dos 44 anos, não terão mais direito ao benefício. O governo estabeleceu uma escala de valores e idades sendo que, quanto menor a idade, menor o tempo de pensão. Em caso de morte do titular, o pensionista que usufrui do benefício deve apresentar um comprovante de união estável de, pelo menos dois anos.

     Outra mudança proposta é a imparcialidade entre a situação dos cônjuges femininos e masculinos. Atualmente, os cônjuges femininos têm dependência econômica presumida, entretanto, os masculinos devem comprová-la. Com a mudança, todos terão a dependência econômica presumida.

     Segundo dados do IPE de Bento Gonçalves, em Garibaldi cerca de 1323 pessoas utilizam o benefício, sendo 49 pensionistas. Já em Carlos Barbosa, são 840 usuários, sendo 35 pensionistas. Nas duas cidades, o total de usuários chega a 2.163 beneficiários.

     Ainda não há uma data para quando as mudanças começarão a valer, o projeto está indo para a votação na Assembleia Legislativa. Em fevereiro desde ano, após quase 40 anos de funcionamento, a agência do IPE de Garibaldi foi fechada, restando aos usuários se dirigirem até a agência de Bento Gonçalves para buscar atendimento.

 

 

MAIS NOTÍCIAS