Política

“Atual modelo do Estado provedor está com os dias contados”, diz Scussel

05/09/2017
Portal Adesso - Foto: Exata Comunicação
Anterior Próximo

     O presidente da Câmara de Vereadores, Moisés Scussel Neto, disse no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) que o atual cenário político-econômico brasileiro provocou transformações que somente serão superadas por meio da participação da população. “O atual modelo de Estado, provedor de todas as áreas, está com os dias contados”, comentou em palestra almoço realizada nesta segunda-feira (04), na sede da entidade.

     A conversa ‘Desafios e Cenário do Legislativo Municipal’ girou em torno da gestão que ele vem desempenhando frente à Casa, responsável pela economia de quase R$ 450 mil entre janeiro e julho deste ano, em comparação com igual período de 2016. “Não há mais recursos. Os poucos que disponíveis precisam ser aplicados em áreas extremamente necessárias. Também não podemos ampliar e aumentar impostos.

     O fato é que somos todos chamados a uma nova situação, e ela pede a inclusão de cada cidadão   Este novo tempo é de participação e, por que não dizer, de voluntariado, de solidariedade, um momento que se exige da sociedade uma participação maior, cobrando, mas também construindo junto com o vereador as soluções necessárias”, afirmou.

     Entre as ações que levaram a essa economia estão atitudes tomadas quanto à implantação do turno único em janeiro e fevereiro, à suspensão de diárias, aos cortes de função gratificada e ao encerramento de aluguel de sala.

     A austeridade com os recursos também já oportunizou ao Legislativo a devolução de R$ 800 mil aos cofres da prefeitura, e a transparência com que lida com dados como remuneração, número de servidores e pagamentos em seu site fez com que recebesse o título de segunda Câmara mais transparente segundo o Tribunal de Contas do Estado.

 

 

MAIS NOTÍCIAS