Saúde

Setembro Amarelo põe suicídio em foco

12/09/2017
Portal Adesso - Fotos: Brendon Grassiani
Anterior Próximo

     Nesta terça-feira (12), estiveram presentes no programa Bom Dia Uno, da web rádio Uno, as enfermeiras Rose Fopa e Elza Zaro, responsáveis pela programação da campanha do Setembro Amarelo na cidade de Garibaldi.

     Várias atividades serão realizadas durante o mês para difundir e conscientizar a comunidade quanto aos motivos que levam um indivíduo a cometer o ato de tirar a própria vida. Conforme estatísticas, o número de suicídios em 2017 já superam o total registrado no ano de 2016.

     O dia 10 de setembro marca o dia do combate ao suicídio, contudo, neste ano foi dedicado um mês inteiro para a discussão do tema. Conforme a enfermeira Rose Fopa, a tentativa suicídio e a lesão autoprovocada são consideradas doenças e devem ser tratadas compulsoriamente. “Quando o profissional da saúde tem conhecimento de algum fato ele notifica a secretaria de saúde e então acionamos a rede de acolhimento às vítimas, após isso elas terão o acompanhamento da equipe de saúde mental”, explica Rose.

     Além disso, a campanha serve para mostrar às pessoas que o suicídio é tido como um problema de saúde pública e que muitos são os motivos que levam o indivíduo a esse fim.

     De acordo com a enfermeira Elza Zaro, é necessário que haja uma compreensão da sociedade e também da família para com a vítima, para que seja buscado uma solução prática e eficaz para a doença. “Às vezes as pessoas dão sinal de sofrimento, transtornos mentais, uso de álcool e drogas e deixamos passar. Por vezes tratamos como rebeldia, insatisfação ou até mesmo preguiça, impondo um preconceito ao indivíduo e não acabamos buscando uma solução”, saliente Elza.

 Números alarmantes 

     As estatísticas não são nada boas. O Brasil atualmente figura na lista dos 10 países em que mais ocorrem casos de suicídio. Em Garibaldi os números chocam. Segundo dados da secretaria de saúde, em todo o ano de 2016 foram registrados 37 casos de pessoas que tentaram ou cometeram suicídio. Em 2017 são 56 casos de tentativa de tirar a própria vida e/ou que conseguiram cometer suicídio.

 

 

MAIS NOTÍCIAS