Saúde

Casos de Sífilis preocupam secretaria da saúde em Bento

21/10/2017
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Números crescentes da doença está impactando em gestantes. Até outubro já foram notificados 217 casos.

     A Secretaria da Saúde divulgou um relatório referente aos casos de sífilis em Bento Gonçalves. Em 2017, até a primeira semana de outubro, foram notificados 217 casos, números relacionados à Sífilis em adultos, gestantes e congênita. Em 2016, foram registrados 261 casos.

     Os números crescentes da sífilis estão preocupando a Secretaria de Saúde e impactando em novos casos em gestantes e, conseqüentemente, na sífilis congênita. A forma de transmissão da Sífilis Congênita é via placenta (mãe para filho) durante a gestação, independente do período gestacional. Quando ocorre a infecção congênita (bebê nascer com sífilis) pode haver sequelas neurológicas irreversíveis.

     E a prevenção deve ser feita através da investigação do casal no período pré-natal e, se obter diagnóstico, deve ser tratada adequadamente, pois é uma doença que tem cura.

     A Sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas (sexo oral, vaginal e anal), e de mãe para filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (sífilis congênita).

     Neste sábado (21), as Unidades de Saúde e o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) estiveram realizando atendimento e oferecendo o teste rápido.

 

 

MAIS NOTÍCIAS