Agricultura

Javalis voltam a causar estragos no interior de Carlos Barbosa

04/11/2017
Portal Adesso - Foto: Internet

     Por onde passam, animais selvagens destroem plantações e em alguns casos chegam a atacar agricultores. Nem cerca elétrica afasta bandos que invadem propriedades.

     Meses atrás, o PORTAL ADESSO noticiou que Javalis estavam destruindo lavouras em Santo Antônio de Castro, no interior de Carlos Barbosa. Desta vez, os animais exóticos atacaram propriedades na 1ª Seção de Castro, onde parte de plantações de milho foram destruídas.

     Os ataques ocorrem geralmente a noite e os bichos não fazem distinção quanto a lavoura. Milho, hortaliças em geral são os alimentos preferidos dos grupos que chegam a ter mais de 20 animais. Moradores já avistaram bandos na Linha Doze e também na Alpinada, alguns caçadores habilitados no IBAMA estão caçando os animais, mas a velocidade em que os javalis se reproduzem é espantosa.

     Em Santa Catarina, o governo no Estado regulamentou a caça, captura e abate de javalis. Para monitorar a atividade, a Polícia Militar Ambiental criou o aplicativo "Ambiental SC", responsável pelo sistema de gestão e acompanhamento. Dados mostram que de 2007 até agora, o número de javalis aumentou 500% no país. Além de estragas as lavouras, os animais também trazem doenças. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS