Saúde

Alto índice de obesidade infantil é registrado em Bento Gonçalves

07/11/2017
Portal Adesso - Foto: divulgação

     O aumento dos índices de excesso de peso é uma realidade de praticamente todos os países ocidentais, em todas as faixas de idade e em ambos os sexos. De acordo com os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) e do Programa de Saúde na Escola (PSE) de 2016, Bento Gonçalves registra que 6% das crianças de educação infantil encontram-se com o peso elevado para a idade.

     Enquanto que 37% dos estudantes do ensino fundamental estão com excesso de peso, destes 21% já na faixa de obesidade.

     Buscando orientar as famílias desde cedo a respeito da importância da alimentação saudável, a Secretaria Municipal de Saúde realiza o acompanhamento nutricional de gestantes ou até mesmo de casais que procuram o atendimento.

     Além disso, por meio do Programa de Saúde na escola, alunos de 21 escolas municipais e estaduais realizam anualmente avaliação de peso além de outras avaliações de saúde. "Aqueles identificados com excesso de peso são orientados a buscar a unidade mais próxima para acompanhamento com nutricionista, e outros profissionais da rede de saúde quando necessário", explica a nutricionista e coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Fiorin.

     Para embasar as orientações, são utilizados os 10 passos para alimentação saudável para menores de dois anos, elaborado pelo Ministério da Saúde e disponível na caderneta de vacinas da criança.

     Os dados do Sisvan sobre o consumo alimentar de crianças menores de dois anos do município mostraram um alto consumo de alimentos ultraprocessados, como por exemplo, refrigerantes, sucos artificiais, biscoitos recheados e macarrão instantâneo.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS