Trânsito

Receita Estadual cancela envio de cartas do IPVA pelos correios

22/11/2017
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Expectativa de economia de R$ 2 milhões aos cofres do Poder Público gaúcho

     A Receita Estadual e Detran RS - Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul juntamente com a Seguradora Líder, decidiram cancelar o envio da carta de IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores aos proprietários de veículos, por meio dos Correios. Com isso, quem estava acostumado a receber a espécie de lembrete de pagamento do imposto, deverá cadastrar seu email no portal do Detran. Os contribuintes devem manter seus cadastros atualizados no site específico do tributo. No próximo mês será feita a divulgação do calendário do IPVA 2018, já na primeira quinzena de dezembro.

     Conforme informações da Receita e do Detran, o objetivo principal é reduzir os custos com as correspondências e o impacto ambiental. Por outro lado, os órgãos afirmam que o novo modelo adotado vai simplificar e agilizar o acesso às informações. A cada ano, a impressão e o envio desses documentos em papel custa aproximadamente R$ 2 milhões à Secretaria da Fazenda.

     O cadastro atualizado permite aos donos dos veículos o recebimento por e-mail de todas informações acerca do IPVA, tais como datas e valores de pagamento, descontos disponíveis, multas, licenciamento do veículo, seguro obrigatório e confirmação sobre pagamentos efetuados. Para cada veículo, deverá ser feito um cadastro eletrônico, identificando um ou mais e-mails para o recebimento das informações. Quando ocorrer a troca do proprietário, um novo cadastro deve ser feito e as informações deixarão de ser enviadas para o proprietário anterior. O não recebimento das mensagens eletrônicas via e-mail não implica em qualquer tipo de isenção dos pagamentos.

     Para cadastrar o email no site específico do IPVA, basta clicar aqui

 

 

 

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