Saúde

Como preparar uma Ceia de Ano Novo saudável

27/12/2017 - Fonte: Portal Adesso - Foto: Reprodução

Compartilhe:

     Alimentação saudável no final de ano é possível. Evitar ficar logos períodos sem comer, é essencial para não exceder nas quantidades

     Com a chegada das festas de final de ano, é comum que as pessoas deixem de lado suas preocupações com a alimentação e, acabem consumindo pratos mais calóricos em excesso, o que acaba desiquilibrando o organismo.

     De acordo com a nutricionista Queitiani Maldotti, a dica é comer de tudo, porém em quantidades reduzidas. Para se ter uma noção das porções adequadas, é interessante utilizar como medida a palma da mão.

     Quanto aos ingredientes da ceia, a preferência por alimentos in natura ou minimamente processados, também é importante para manter o equilíbrio. Além disso, utilizar frutas como uma opção de sobremesa, como salada de frutas, é importante.

     Para o prato principal, devem ser selecionadas carnes magras, como o peru, chester e até mesmo os suínos, típicas dessa época.  Estas segundo Queitiani são opções magras e saborosas, além de fontes proteicas e com baixo teor de gorduras.

     Mas atenção, o preparo destes alimentos pode fazer toda a diferença. Reduzir a quantidade de gorduras, como óleos e manteiga, é importante para manter a qualidade do alimento, além de retirar a pele, pois é nesta parte que se encontram as gorduras saturadas.

     A forma de tempero, também precisa ser feita com atenção, sendo ideal o uso de temperos frescos e naturais, como alecrim, manjericão ou salvia, evitando o uso de condimentos.

    Com o consumo de espumantes maior, é importante aumentar o consumo de água, e não abrir mão de atividades físicas. Por fim, é importante lembrar que uma alimentação saudável, depende da saciedade e não de exageros. 

 

 

Compartilhe:

deixe seu comentário

Publicidade: