Geral

Energia solar é tendência para o futuro

29/12/2017
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Painéis fotovoltaicos passarão a substituir a rede de energia atual, dentro de alguns anos

     Com a previsão de aumento na conta da energia elétrica, apostar em fontes alternativas para minimizar os gastos é uma necessidade. As chamadas energias limpas, geradas por usinas eólicas e painéis fotovoltaicos, estão entre os futuros no setor energético.

     O PORTAL ADESSO entrevistou nesta sexta-feira (29), o diretor da NCN Eletro, Rento Zimmermann, falou sobre essa tendência que chegou ao Brasil em 2012.

     De acordo com Zimmermann, o sistema de energia compartilhado, modelo no qual os painéis se enquadram, já vem sendo instalado na região desde 2007. Atualmente a empresa possuí mais 30 sistemas instalados em todo o estado.

     Os painéis têm uma duração de 25 anos, sendo que os mesmos absorvem a luz solar, dirigindo a energia elétrica para as edificações. 

     O funcionamento, além de ser benéfico ao meio ambiente, traz reduções de gastos para os investidores, visto que a energia gerada a mais, volta para a rede elétrica, aonde será armazenada por até 5 anos.

     Para Zimmermann, os painéis foto voltaicos, são o futuro do mercado de energia elétrica. Problemas como a falta de recursos financeiros, impactos ambientais e o alto custo para os consumidores, são os principais fatores que impulsionam essa revolução.

     “Na Alemanha, por exemplo, já foi assinada uma lei que, nos próximos anos apenas carros elétricos poderão ser utilizados. Com isso, teremos uma demanda ainda maior de energia e consequentemente, a utilização desses recursos”, completa. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS