Economia

Licença ambiental para ampliação da Todeschini é liberada

19/01/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Grupo vai investir cerca de R$ 450 milhões na nova planta. Cerca de 1,5 mil postos de trabalho vão ser criados na região. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, nesta quinta-feira (18), a licença de instalação que autoriza o início das obras de ampliação da fábrica de móveis da Todeschini, em Bento Gonçalves.

     O impasse em relação à licença ambiental envolvia o Ibama porque uma parte da Mata Atlântica, em Bento Gonçalves, precisava ser suprimida para a construção do empreendimento. Sem a licença, a direção da fábrica estava cogitando em levar a Todeschini para Alagoas, no Nordeste. A análise do processo teve início em 2013 e, no Ibama, tramitava desde julho de 2015.

     A empresa aguardava a licença ambiental da Fepam, que lhe permitirá dobrar a atual planta de 54 mil metros quadrados para 138 mil metros quadrados, questão que só foi resolvida nos últimos dias.

     Serão R$ 400 milhões investidos na obra, que irá gerar cerca de 1,5 mil empregos diretos. Com a ampliação, a empresa mais do que triplica sua capacidade de produção.

     Para obter a licença, a empresa precisou apresentar uma série de medidas compensatórias, entre elas a aquisição e a recuperação de áreas de preservação permanente. Também serão feitas melhorias no acesso viário de modo a reduzir o trânsito de veículos de carga que circulam por dentro da cidade.

 

 

MAIS NOTÍCIAS