Geral

Morre Osmar Gelmini, ex-presidente da Câmara de Garibaldi

14/02/2018
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal

     Aos 90 anos, ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi, faleceu nesta quarta-feira (14). Ele estava em casa e foi vítima de parada cardiorrespiratória no início da manhã.

     Um dos mais antigos quadros do PMDB de Garibaldi, Osmar Ângelo Gelmini, foi vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1977/1978.

     Nascido em 29 de outubro de 1927, Osmar era natural de Carlos Barbosa, ainda quando o atual município era distrito de Garibaldi. De uma família de 10 irmãos, Osmar foi o único a entrar para vida pública, porém, antes atuou na construção da estrada São Vendelino, época em que conheceu sua esposa, Adélia Segranfredo Gelmini, na qual permaneceu casado por mais de seis décadas. Na Câmara de Vereadores foi um dos responsáveis por incluir no plano diretor a construção de prédios com até 4 andares, que segundo ele, era para preservar as características de pequena cidade. Na prefeitura, Gelmini foi chefe dos serviços urbanos nas administrações dos prefeitos Léo Cisilotto e Antônio Cettolin.

     Além de auxiliar no traçado da nova estrada e exercer função no legislativo municipal, Osmar Gelmini atuou boa parte da vida como Tanoeiro, fabricado barris de carvalho na Cooperativa Vinícola Garibaldi. Foi nesta profissão que ele se aposentou.

     Osmar Ângelo Gelmini deixa a esposa Adélia e os filhos Ademir, Adelmira e Altair, além de cinco netos, três bisnetos e um trisneto.

     O ex-presidente da Câmara participou de uma entrevista para o projeto Memória Viva, onde contou um pouco de sua trajetória. Para assistir clique neste link:

https://vimeo.com/78269337

     Seu corpo está sendo velado na Sala A da Capela Funerário Nossa Senhora do Carmo em Garibaldi e será sepultado nesta quinta-feira (15), às 16 horas no Cemitério Público Municipal.

 

 

MAIS NOTÍCIAS