Política

Vereador quer permitir que animais visitem pacientes em hospitais de Bento

28/02/2018
Portal Adesso - Foto: Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves

     Vereador acredita que o bem estar físico e emocional dos pacientes, possa ser melhorado com a presença dos pets. Segue em tramitação na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o Projeto de Lei nº 30/2018, que aborda a liberação de entrada de animais de estimação em estabelecimentos de saúde da cidade.

     O autor do projeto, vereador Gustavo Sperotto (DEM), conversou com o PORTAL ADESSO, nesta quarta-feira (28), a respeito dos detalhes do projeto, que vem chamando a atenção.

     De acordo com Sperotto, a ideia de levar este projeto à Câmara, veio de pesquisas com projeto semelhantes, que hoje são lei em cidades do Brasil, como em São Paulo. Além disso, como defensor da causa animal, o vereador compreende que os pets são importantes para a saúde de seus tutores.

     “Em pesquisas de diversos países, existe a comprovação de que pacientes em fase terminal ou estão em recuperação de doenças, com a presença dos animais o estado psicológico melhora”, afirma.

     O projeto, contém algumas exigências necessárias para que os animais, possam entrar nos estabelecimentos de saúde, como vacinações em dia, higienização feita e laudo do veterinário, atestando a boa condição, transporte adequado, uso de coleiras e gurias e, se necessário, enforcador e focinheira.

     Além disso, a presença do animal se dará através da solicitação do médico responsável pelo paciente, sendo agendada previamente na administração do local e respeitando as regras do mesmo.

     Os próximos passos são a análise pelas comissões de Cosntituição, Justiça e Redação Final e de Infraestrutura, Desenvolvimento e Bem-Estar Social. Em caso de um parecer favorável, o projeto segue para o plenário.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS