Geral

Organização na declaração do Imposto de Renda é fundamental no processo

13/03/2018
Portal Adesso - Foto: Tamires Piccoli

     Contribuintes têm cerca de um mês e meio, para apresentar documentos necessários e, realizar a declaração. A entrega do imposto de renda, iniciada em março, ainda deixa muitas pessoas com dúvidas sobre todo o processo.

     O PORTAL ADESSO, conversou nesta terça-feira (13), com Renato luiz de Souza, proprietário de um escritório de contabilidade, em Garibaldi, que apontou algumas precauções que podem ajudar no processo.

     Todo o contribuinte, que tiver uma renda de R$ 28 ao ano, deve realizar a declaração. Neste ano o período para a declaração, ocorre entre o dia 1 de março, até 30 de abril. Além disso, se programar para realizar a entrega, com antecedência pode ser decisivo para o bom andamento da declaração.

     “Muitas pessoas acabam esquecendo, ou deixam para a última quinzena de abril e então, iniciam os problemas. Com o grande volume de declarações, o processo fica mais lento, além dos casos onde a documentação está errada e precisa ser substituída”, comenta.

     Além disso, se organizar durante o ano, para guardar recebidos que possam ser usado na declaração como desconto, também é fundamental. Serviços de educação particular ou ligados à saúde, como dentista e consultas médicas, são válidos.

Os documentos necessários, para realizar a declaração, são:

Informes de rendimentos – referentes a instituições financeiras, salários, aposentadorias, pensões, alugueis, imóveis, doações, heranças;

Bens e direitos – documentos comprobatórios da venda de bens, ocorridas no último ano;

Dívidas e ônus – documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus do último ano;

Informações gerais de dependentes, como nome.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS