Esportes

Atletas da ACBF passam por minucioso exame odontológico

26/03/2018
Portal Adesso - Foto:Ulisses Castro / ACBF

     Desde o início da temporada, os jogadores da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) estão realizando exames odontológicos numa ação que está sendo integrada com a preparação física do time. A ideia é estudar o perfil de cada um e auxiliar na prevenção e na recuperação dos atletas ao longo da temporada.

     Carlos Augusto Accorsi Ribeiro é especialista em implantodontia e mestre em prótese dentária e é o responsável pelo acompanhamento aos atletas da equipe laranja. Ele teve a ideia de criar o departamento de odontologia dentro do clube, afim de aprofundar as pesquisas sobre a odontologia no esporte e contribuir no desempenho da equipe dentro de quadra.

     No primeiro momento, os jogadores realizaram exames com uma câmera intraoral de alta definição, que aproxima a imagem em até 60 vezes, mapeando a boca de todos os atletas. Na segunda parte, Ribeiro montou toda a estrutura no ginásio que possibilitou que eles realizassem testes de mordida. Ao mesmo tempo, os dados já estavam registrados no monitor

     Ribeiro lembra que poucos clubes de futebol dão a devida importância a saúde bocal dos atletas. “Poucos clubes cuidam desta parte internamente. No futsal é mais difícil ainda. Ainda não se valoriza, pois não se faz a ligação como se faz com medicina. Aqui na ACBF percebi os atletas muito interessados e muito motivados com esse acompanhamento”.

     Após a conclusão dos resultados, Ribeiro irá se reunir com o preparador físico da ACBF Alexandre Baldasso e o fisioterapeuta Cristiano Henzel para avaliar e relacionar os dados já recolhidos até o momento sobre os atletas e utilizá-los como suporte para as ações da comissão técnica e departamento médico ao longo da temporada.

 

 

MAIS NOTÍCIAS