Saúde

Bebês de mães barbosenses poderão ser cidadãos de Garibaldi ou Bento

09/04/2018
Portal Adesso - Imagem: ilustração

     Com a interdição da sala de partos do Hospital São Roque em Carlos Barbosa, gestantes precisam buscar hospitais de fora do município para procedimentos de parto.

     Desde o último dia 05 de abril, a cidade de Carlos Barbosa não terá nenhuma criança registrada em cartório como sendo natural da cidade. A interdição do setor de obstetrícia do único hospital local foi decisão da Vigilância Sanitária do Estado, pois a Casa de Saúde, não atendeu à solicitação do órgão que havia solicitado adequações desde agosto de 2017.

     Com isso, gestantes que estão prestes a dar à luz, precisam buscar outros hospitais como o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves ou o Hospital São Pedro de Garibaldi.

     Em entrevista ao PORTAL ADESSO, o Gerente Executivo do Hospital São Pedro, Rangel Caríssimi, afirmou que o hospital de Garibaldi tem plena condições de atender a demanda de partos de pacientes de Carlos Barbosa. “Para nós é normal esse tipo de procedimento e inclusive algumas gestantes de Carlos Barbosa já tiveram seus bebês aqui no São Pedro”, declarou Caríssimi. Ele ainda comentou que o hospital se reformulou nos últimos anos e além de uma excelente estrutura é um dos únicos hospitais que realiza parto humanizado, um parto feito em ambiente hospitalar, no qual são utilizados todos os procedimentos e intervenções protocolados como "de rotina".

     Além do Hospital São Pedro, as gestantes também podem procurar outros hospitais como o hospital do município de Barão, que fica a cerca de 14 quilômetros de Carlos Barbosa ou o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, que é o proprietário do hospital barbosense.

     Nossa reportagem contatou a prefeitura municipal para saber se a secretaria de saúde ou o prefeito municipal pretendem auxiliar o São Roque na adequação da sala de obstetrícia. A resposta nos dada pela assessoria é de que a administração municipal não tem gerencia, nem responsabilidade sobre o hospital.

     Contatamos ainda o Hospital Tacchini de Bento Gonçalves, que é o proprietário do Hospital São Roque. Porpme, até o fechamento desta edição, não obtivemos nenhuma resposta.

 

 

MAIS NOTÍCIAS