Eventos/Cultura

Carlos Barbosa recebe grupo italiano de teatro Le Arti per Via

25/06/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação
Anterior Próximo

     Iniciativa ocorre através do projeto ACItália. Uma das maiores riquezas de um povo é a sua herança cultural. Para os habitantes da Serra Gaúcha, especificamente a região de Carlos Barbosa, a memória da vinda dos primeiros imigrantes italianos se faz presente em elementos como a fé e o trabalho e fortalece laços entre a contemporaneidade e os antepassados.

     A Associação do Comércio, Indústria e Serviços de Carlos Barbosa, a ACI, entende a importância de preservar essa memória viva e traz, através do exitoso Projeto ACItália, o espetáculo Le Arti per Via, uma espécie de museu itinerante que já rodou o mundo em espetáculos memoráveis. A apresentação ocorre no dia 27 de julho, sexta-feira, a partir das 19h, na comunidade de Santo Antônio de Castro, com entrada gratuita. 

     Pela primeira vez na Serra Gaúcha, berço da imigração italiana no RS, o espetáculo vem para reproduzir um dia de trabalho dos mais de 50 personagens que compõem o elenco. São 40 profissões: artesões, vendedores e outros profissionais que representam antigas profissões, resgatando através de utensílios e figurinos os costumes da época. O desfile interage com o público através de cantorias em italiano, que por largos períodos serviram ao imigrante italiano como consolo, alegria, fé e esperança.

     Para a presidente da Comissão ACItália, Eliani Inês Lanzarini, a vinda de La Arti per Via é um importante marco cultural, que fortalece os laços buscados na Missão ACItália, cuja quarta edição ocorreu em maio deste ano. “Sempre buscamos trabalhar esse vínculo e esse estímulo da troca cultural. É esse o significado de um Gemellaggio e é algo que procuramos fortalecer em nossas viagens à Itálila.

     O La Arti per Via traz a história da imigração com profissões que o italiano trouxe quando veio para cá na esperança de uma vida mais promissora. Todos vieram com uma ocupação e fazer esse resgate através da arte nos mostra de maneira intensa e poética o caminho que se trilhou para chegarmos até aqui”.

     Na ocasião, a pesquisadora ítalo-brasileira Catia Dal Molin apresentará seu “Ti tazi senpre”, sobre a dolorosa história desconhecida e nunca antes contada dos acontecimentos da era Getúlio Vargas durante a Segunda Guerra Mundial. A obra foi publicada em versão bilingue talian/italiano, pela Universidade Federal de Santa Maria.

     A região da Serra Gaúcha foi escolhida por ainda preservar de maneira intensa sinais do processo de colonização. Por aqui, conservam-se as tradições, os costumes e o uso do idioma Talian, reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Depois de Santo Antônio de Castro, o Grupo Le Arti per Via segue suas apresentações pelos municípios de Santa Maria, Iraí, Encantado, Marau e Nova Bassano, que comemora seus 60 anos de Gemellaggio com Bassano del Grappa.

SERVIÇO
Apresentação Espetáculo Le Arti Per Via
Local: Carlos Barbosa – Comunidade Santo Antônio de Castro
Data: 27 de julho de 2018
Hora: 19h
Ingressos gratuitos.

 

MAIS NOTÍCIAS