Política

Cettolin é empossado presidente da Famurs

05/07/2018
Famurs - Foto: divulgação Famurs

 

     O prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, foi empossado, nesta quinta-feira (05), como presidente da Famurs. O ato, que contou com a presença de diversas autoridades, encerrou o 38º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Recebendo o cargo do prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, Cettolin comandará a gestão 2018/2019.

     O novo presidente deu início ao seu mandato com discurso no qual enfatizou que a entidade representa a força do municipalismo, onde as grandes discussões para o desenvolvimento coletivo acontecem. “É onde as ações que precisam ser realizadas encontrarão um terreno fértil para criarem raízes fortes”, reforçou.

     Para o prefeito, os gestores devem olhar para o futuro das comunidades. “Ficar abraçados em desculpas e não planejar a médio e longo prazo somente garante um atestado de mais problemas. As coisas acontecem pelo que se faz e não pelo que se fala. Isso se chama atitude”, explanou.

     De acordo com Cettolin, é essa postura que sua gestão na Famurs seguirá no próximo ano. “Manteremos nossa firme posição em defesa dos municípios gaúchos, representando as 27 Associações Regionais que integram a nossa Federação”, reiterou.

     Cettolin ainda ressaltou que deve haver sintonia com as mudanças e avanços tecnológicos, para que se tenha melhores condições de fazer mais e melhor com menos investimentos, processo que será liderado pela Famurs na sua gestão. “Assim, podemos fazer uso destes recursos com o intuito de modernizar a administração pública e proporcionar serviços mais ágeis”, enfatizou.

     O prefeito de Garibaldi foi escolhido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para a presidência da Famurs após eleição interna. Cettolin venceu o pleito ao obter 81 votos de prefeitos e vices do MDB gaúcho.

Perfil

     Prefeito de Garibaldi pela quarta vez, Antonio Cettolin tem 58 anos e é natural do município. É técnico agrícola e cursou Administração de Empresas. Iniciou sua carreira política em 1981 e disputou sua primeira eleição em 1996, quando recebeu a segunda maior votação para o Legislativo municipal.

     Após presidir a Câmara de Vereadores, foi eleito para o seu primeiro mandato como prefeito, em 2000, e reeleito no ano seguinte. Tornou-se prefeito novamente em 2012 e foi reeleito no último pleito municipal. Presidiu a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) por duas vezes: em 2005 e 2017. Casado com Regina Guimarães, é pai de Diego, Diogo e Douglas.

 

Encontro de contas

     O governador do Estado José Ivo Sartori assinou, durante a posse da nova presidência da Famurs, o decreto que altera a regularização de pendências de natureza pecuniária, através do encontro de contas entre municípios e Estado.

     A medida foi viabilizada a partir da instituição de um grupo de trabalho com técnicos da Famurs e do Estado, para possibilitar o encontro de contas, formalizado na Assembleia de Verão da Famurs, em fevereiro. Com o decreto, as prefeituras que estão inscritas no Cadastro Informativo das Pendências perante Órgãos e Entidades da Administração Estadual (Cadin/RS) poderão regularizar a situação, abatendo valores devidos pelo governo na área da saúde.

    

 

Diretoria da Famurs Gestão 2018/2019

Presidente

Antonio Cettolin (PMDB)

Garibaldi – Amesne

1º Vice-Presidente

Adroaldo Conzatti (PSDB)

Encantado – Amvat

2º Vice-Presidente

Paulo Roberto Butzge (PSB)

Candelária – Amvarp

3º Vice-Presidente

Edivan Fortuna (DEM)

Cacique Doble – Amunor

1º Secretário

Silvio Luis da Silva Rafaeli (PDT)

Tapes – Acostadoce

2º Secretário

Daniel Pereira Almeida (PT)

Butiá – Asmumrc

1º Tesoureiro

Cássio Nunes Soares (PP)

Pantano Grande – Amvarp

2º Tesoureiro

Tito Lívio Jaeger Filho (PTB)

Taquara – Ampara

MAIS NOTÍCIAS