Educação

Merenda Escolar saudável é prioridade em Bento Gonçalves

11/07/2018
Portal Adesso - Foto: Franciele Gonçalves/ Prefeitura de Bento Gonçalves

 

     É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral e faz parte do processo de aprendizagem do aluno. As práticas para uma refeição saudável devem começar ainda na infância e serem incentivadas em casa e também na escola. A Administração Municipal segue aplicando recursos em alimentos in natura que chegam aos cardápios das 42 escolas municipais, beneficiando mais de 10 mil alunos.

     Inaugurada em 2014, a Escola de Tempo Integral São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz atende atualmente 250 alunos, de 1º ao 9º ano, em um período ampliado. A rotina escolar foi organizada de modo a envolver os estudantes durante nove horas por dia, das 8h às 17h.

     Nesse período, são desempenhadas as atividades previstas pela Base Nacional Comum Curricular e componentes complementares de cada disciplina, tais como: brincadeiras literárias, aplicabilidade das disciplinas na sala de informática, produção textual, teatro, artes manuais, música, atividades poliesportivas, dança, recreação e ludicidade.

     A EMTI São Roque possui quatro refeições diárias: café da manhã, fruta, almoço e lanche da tarde. Toda a base do cardápio é desenvolvida pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, e consiste em um carboidrato, uma proteína e fibras (saladas diversas). Entre eles estão: carne, ovo, feijão, massa, polenta, panqueca colorida (beterraba), omelete com tempero verde, biscoitos, pão, doce de fruta, bolo de milho, suco de uva integral, entre outros.

     No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura investiu R$ 863.837,94 em merenda escolar. Os produtos são adquiridos de acordo com a Legislação e também são utilizados cerca de 90% provenientes da agricultura familiar. São frutas, legumes, hortaliças, entre outros alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras que compõem 3,4 milhões de refeições que chegam até as crianças.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS