Turismo e Gastronomia

Quase meio milhão de turistas visitaram Bento no primeiro semestre

24/07/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Uma pesquisa realizada nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) identificou o perfil do turista que passa por Bento Gonçalves. A Capital do Vinho recebeu a visita de quase meio milhão de pessoas no primeiro semestre deste ano

     Os dados indicam que 486.372 pessoas visitaram o município no primeiro semestre deste ano. Destes, 47% são vindos de outras cidades do Rio Grande do Sul, seguido de São Paulo (16%), Santa Catarina (11%), e o restante dividido entre Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiânia, Espírito Santo, Bahia e Ceará. Os motivos da viagem revelam que a maioria deles vem a lazer, correspondendo a 96%, e são casais sem filhos (35%), seguido de vindas em família (27%) e em amigos (20%).

     As estatísticas apontam também o Vale dos Vinhedos como o roteiro mais procurado, com 124.931 visitas, na sequência vem o Caminhos de Pedra (37.520), Vale do Rio das Antas (29.958), Encantos da Eulália (10.584) e Cantinas Históricas (10.382), porém em abrangência municipal os atrativos urbanos se destacam, com 272.997 visitantes.

     Os meses de maior fluxo foram durante a programação do Inverno de Sensações, de julho a setembro; Dia do Vinho, maio a junho; Retratos de Outono, de março a maio; Doce Páscoa; e Estação Vindima, de janeiro a março, respectivamente. "O período do inverno, que coincide com o recesso escolar, é considerado a alta temporada, justamente pela ótima combinação do frio e um bom vinho", observa o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto.

     A Semtur registrou também que 37% buscaram informações sobre o Município no Trip Advisor, 21% já conheciam e retornaram, e 15% através de divulgação em revistas, e os demais por amigos ou em outros meios de comunicação.

     Outra análise, feita de 1° a 10 de julho, mostra o que motivou a vinda desses turistas. Segundo o levantamento, 58% foram atraídos pelas inúmeras vinícolas e vinhedos que compõem o cenário de Bento. "O pórtico de entrada da cidade em forma de barril não deixa dúvida de que a bebida é um atrativo irresistível", afirma o secretário.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS