Geral

Prefeitura de Bento Gonçalves recolhe 40 toneladas de lixo em bueiros

17/09/2018
Portal Adesso - Fotos: Créditos foto: Laura Kirchhof

     A falta de conscientização da população é um dos grandes problemas para o sistema de drenagem da cidade. Obstruídas pelos mais variados tipos de resíduos, as bocas-de-lobo, bueiros e canais acabam por não escoar a água da chuva, provocando alagamentos nas vias públicas, inundando casas e causando prejuízos.

     Somente neste ano, a Secretaria de Viação e Obras Públicas, que realiza a limpeza diariamente dos locais, já retirou 40 toneladas de lixo de bocas de lobo em diversos bairros de Bento Gonçalves. Em média, em cada bueiro, são retirados de 30 a 40 kg de resíduos.

     Nestes locais é comum encontrar garrafas pets, sacolas plásticas, pedaços de madeiras, latas, restos de resíduos de construção como a argamassa (concreto) e outros materiais descartados irregularmente pela comunidade. Objetos maiores como ferramentas, entulhos, calotas de carro, pneus e até um sofá já foram recolhidos porque estavam obstruindo as galerias de água pluvial.Além de objetos absurdos, são recolhidos do sistema pluvial grande quantidade de folhas e terra descartadas irregularmente pela população e pelas construções.

     Na temporada de chuvas, os serviços de limpeza são reforçados pelas equipes da Prefeitura para reduzir as chances de alagamentos. Até o momento cerca de mil bocas de lobo já foram higienizadas.

     A partir do projeto "Ame seu Bairro", a Secretaria de Meio Ambiente realiza a limpeza em diversos pontos da cidade, onde toneladas de resíduos são recolhidos todos os anos. A última ação, que ocorreu no Bairro Vila Nova, retirou uma tonelada de móveis velhos, eletrodomésticos, madeira, entre outros. Além disso, a Prefeitura dispõe ainda de equipes que realizam o recolhimento de galhos e entulhos. Os munícipes devem solicitar o serviço pelo Fala Cidadão no telefone: 0800-979-6866.

 

MAIS NOTÍCIAS