Turismo e Gastronomia

Estação Férrea de Carlos Barbosa será restaurada

09/07/2014
Pioneiro.com

 

     Patrimônio histórico tombado pelo município em maio de 1999, a Estação Férrea de Carlos Barbosa, que completa 105 anos em 27 de dezembro, deve receber obras no ano que vem. A assinatura do contrato entre a Fundação de Arte e Cultura (Proarte) e a empresa responsável ocorreu na segunda-feira.

     O projeto arquitetônico tem prazo de seis meses para ficar pronto. Os apontamentos para as melhorias na estrutura serão feitos neste estudo. O prédio abriga a Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo e um cinema de rua. A casa do artesão teve de ser retirada deste ponto por causa da situação do prédio, mas deve voltar ao complexo depois da reforma. A intenção também é modernizar o espaço de exibição de filmes. Além disso, a revitalização deve retirar a Secretaria do Turismo do complexo. A previsão é de que nesta área seja instalado um centro de cultura. Segundo a diretora-presidente da Proarte, Jóice Kinzel, a residência operária, construída de madeira, é onde se nota que há uma necessidade mais urgente de obras.

     — A Estação está com uma estrutura bem boa, apesar dos seus 105 anos, mas também precisa ser restaurada. Essa ação vem junto com o que nós já trabalhamos que é manter o patrimônio e também pela necessidade que sentimos de melhorar ainda mais a estrutura e as condições da Estação e, ao mesmo tempo, transformando em espaços culturais — explica.

     A elaboração do projeto vai custar R$ 141 mil. Segundo a diretora-presidente da Proarte, o orçamento para o restauro está previsto em R$ 1 milhão. Essa verba será captada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

MAIS NOTÍCIAS