Colunistas


Mercado do vinho no Brasil, cenário

27/10/2015 Portal Adesso

     Hoje, gostaria de frisar ou ponderar alguns pontos que acho interessante de serem tratados ... lembro de quando iniciei minha trajetória no mundo do vinho, em 96 e hoje, quase 20 anos depois é incrível e visível a nossa capacidade de se reinventar e ver como o profissionalismo tomou conta do setor e como a uma gestão bem organizada, é capaz de mudar conceitos ...

     Pensem na gestão como negócio e o que vem à mente? O tripé ou os 3 Ps...

     Pessoas - acima de tudo, são as pessoas que lutam pelo desenvolvimento e crescimento, enfrentando adversidades, mas sempre em busca de um ideal.

     Processo – Temos tecnologia de ponta nas grandes empresas, o que garante qualidade e segurança e nas pequenas o senso de responsabilidade de um artesão é o seu maior diferencial.

     Produto – bom, esse é o resultado das pessoas e processos, e sem sombra de dúvidas, é de altíssima qualidade.

     Quando analisamos o mercado, vale lembrar que o Brasil é um país do novo mundo do vinho e já somos o 15º produtor de vinhos do mundo ( acredito que nem na FIFA ocupamos esta colocação) e o 5º do hemisfério sul e o 3º da américa do sul ..., e o setor já representa mais de 1% da riqueza do estado, o PIB. Quando analisamos os números do setor e falo na especificidade dos vinhos finos, onde produzimos em 2014 20 milhões de litros (100 ml por brasileiro) e importamos no mesmo período 77 milhões de litros de vinhos, de um total de consumo inferior a dois litros per capita ano –neste, incluindo vinho de mesa, espumantes, vinhos finos e importados ... vejam o grande potencial de crescimento que temos hoje ...

     Do total de vinhos e derivados produzidos em 2014 – cerca de 502 milhões de litros e nestes números contando a diluição do suco de uva concentrado (total produzido multiplicado por 5X), tivemos o seguinte Share de mercado por item - Suco de uva (integral, reconstituído, adoçado e concentrado) 45,34%, Vinho de mesa 41,02%, Vinho Fino 3,84%, Espumantes 3,35% e Outros(vinagre, filtrado doce) 6,45%

     Então, temos pessoas, processos e produtos, o próximo passo agora é a promoção.

 

MAIS DO COLUNISTA