Colunistas


Pesquisa revela perfil e hábitos de consumo de vinho em SP

01/12/2016 Portal Adesso

Uma missão importante para as marcas é conhecer muito bem quem é o seu público e quais são suas preferências. Certo? Para isso, a VCT Brasil, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro no Brasil, está realizando, desde 7 de novembro, uma pesquisa, que começou na Grande São Paulo e irá se estender para mais três estados brasileiros.

Para a execução do estudo, 300 pessoas entre 18 e 68 anos foram entrevistadas na Grande São Paulo respondendo a questões sobre frequência de consumo, vinho de preferência, ocasião em que consomem a bebida, local onde costumam beber, e adquirem o produto.

Constatou-se que 41% dos entrevistados bebem vinho uma vez por semana e, 51% dos que bebem diariamente têm acima de 55 anos. Do total de pessoas ouvidas, 83% preferem consumir vinho tinto46% dos pesquisados preferem consumir a bebida em casa, 43% em eventos especiais, 3% em restaurantes e 5% em outros locais não especificados, os demais não responderam (3%). 44% das pessoas entre 18 e 35 anos tomam o vinho ocasionalmente60% escolhem o vinho pela uvae não somente pela marca/preço ou origem. 72% gostam de presentear amigos e familiares com a bebida. E para 55% das pessoas, o vinho consumido é adquirido em supermercados, seguido por adegas (36%), internet e outros (6%), e 3% não responderam.

Segundo dados de mercado, o brasileiro bebe, ao ano, em média, 1,8 litros por pessoa. Comparado aos chilenos, que consomem 17 litros, aos argentinos que tomam 23 litros e à média europeia (França e Portugal) de 42 litros, há muito potencial de crescimento nacional.

O levantamento da VCT mostra que o consumidor vem se aprimorando na escolha do vinho, que tem se tornado cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. Além disso, existe um grande potencial junto aos mais jovens que ainda consomem de forma ocasional a bebida, esclarece Michele Ressutti Carvalho, gerente da marca Casillero del Diablo.

MAIS DO COLUNISTA