Colunistas


O Serviço do Espumante

19/08/2013 Portal Adesso

Olá,

 Vou aqui passar para vocês do Portal Adesso algumas informações de como deve ser serviço o espumante. Desta forma, estarei auxiliando na maneira de degustar esta nobre bebida.

 

Temperatura:

A temperatura ideal de serviço, onde descobre-se o maior ponto de equilíbrio entre o açúcar, a acidez e o gás carbônico, é a situada entre 4 e 7ºC. Os mais doces, ( Moscatel, Demi-sec, Suave) um pouco mais frios, os mais secos, (Nature, Extra brut, Brut) mais próximos a 7º.

 

Maneira correta de esfriar:

 

A forma correta é num balde de gelo e água por pelo menos 30 minutos. Os equipamentos tipo freezer, que gelam rapidamente, podem congelar a rolha e fazer com que a mesma perda elasticidade e assim fique mais complicada a sua retirada.

 

Procure evitar soluções hidroalcoólicas para gelar o espumante, use apenas gelo e água no balde.

 

Maneira correta de abrir a garrafa:

 

Um espumante sem gás é ser sem vida, por isso a importância de abrir adequadamente a garrafa de espumante evitando ao máximo o desperdício do gás carbônico. A perda de gás será mais rápida quanto mais forte for a abertura (estouro).

 

Passo a passa para abertura:

Retirar a parte superior da cápsula. | Posteriormente, mantendo o dedo polegar pressionado sobre a rolha, desaperte o arame (gaiolinha) e deixe-a solta. (dica- não retire a gaiolinha, deixe-a sobre a rolha para auxiliar na abertura). | Segure firme a garrafa e a rolha. | Girando a garrafa a rolha começará a sair lentamente e ao final a pressão da garrafa auxiliará na retirada da rolha. Abrindo corretamente o espumante, conseguimos manter todas as suas virtudes e assim apreciá-lo em sua melhor forma.

 

Maneira correta de servir:

Para evitar o desprendimento excessivo de gás com o choque de temperatura entre a taça e o líquido gelado, coloque um pouco de espumante no fundo e espere até que este esfrie o vidro da área e após alguns segundos, complete o volume até atingir 2/3 da taça.

O correto é ter a taça em mãos e incliná-la até 45° e servir o espumante lentamente, fazendo com que este deslize na parede da taça, evitando o desperdício do gás carbônico.

 

 

MAIS DO COLUNISTA