Colunistas


Os bastidores da Política em Garibaldi e Carlos Barbosa

16/01/2020 Redação Portal Adesso

     GARIBALDI

     * Aumentam as articulações em torno das eleições de outubro em Garibaldi. Embora muitas definições ainda vão ocorrer, o que é dado como certo, que possivelmente teremos apenas dois candidatos a prefeito. Alex Carniel (PP) e Antônio Fachinelli (MDB) 

PDT

 * Fiel aliado do MDB e da administração Cettolin, o Partido Democrático Trabalhista – PDT, está dividido. Parte do grupo quer permanecer na coligação com o MDB e outra parte cogita participar de uma coligação com o PP de Alex Carniel. “Quem tem voto no partido quer mudança”, disse um dos membros a esta coluna. 

Eldo Milani

 Ao andar pelas ruas de Garibaldi, o vereador Eldo Milani (MDB) não cansa de responder sobre sua participação nas eleições de outubro. Para a maioria, Milani diz que não será candidato e quer deixar oportunidade para outros dentro do partido. Porém, seu nome vem sendo ventilado para concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por Fachinelli. Entre vários nomes que estão sendo cogitados, Milani é um dos que apresenta menor rejeição.

PTB

Desde que conheceram como é o poder no governo de Cirano Cisilotto (PT), alguns integrantes do Partido Trabalhista não imaginam como é o mundo fora da prefeitura. Apegados a cargos em comissão (CC), muitos estão desnorteados e sem saber para que lado ir durante a próxima campanha. Uma coisa é certa, eles devem se preparar para mudanças bruscas, pois Fachinelli não é Antônio Cettolin. Ele é mais gestor do que político. Já Alex Carniel, na última campanha condenou a postura de partidos que são apegados a cargos. 

PTB  II

Duas vezes candidato a prefeito pelo PP e uma a vice-prefeito pelo PTB, Carlos Mânica é um dos nomes cogitados para disputar a eleição ao lado de Fachinelli. Entre o MDB Mânica é unanimidade, já em seu próprio partido, o PTB, Mânica enfrenta rejeição de um grupo que quer ver Luiz Flori Castro, como candidato a vice. 

PT

Conversando com o ex-prefeito Cirano Cisiloto (PT) e com o ex-candidato a Deputado Estadual Sandro Garda, esta coluna foi informada que o partido na cidade não deverá ter candidato próprio. “Pelo que se vê esta eleição estará polarizada entre dois candidatos e nós temos que nos focar para elegermos vereadores pelo partido”, comentou Sandro.  O PT de Garibaldi não medirá esforços para voltar à cena política da cidade. 

PSB

Integrante dos socialistas afirmaram que devem estar mais uma vez apoiando Alex Carniel na coligação junto com o PP. Candidato a vice-prefeito nas eleições de 2016, o médico Nei Simonaggio não quer mais disputar chapa majoritária. Nei, poderá concorrer a vereador. 

Pesquisas

Nos últimos dias, pesquisas foram feitas em diversos pontos do município. Buscando informações sobre elas, esta coluna foi informada por integrantes do MDB que os números são favoráveis para o pré-candidato Antônio Fachinelli e que a eleição estaria bem encaminhada. Já conversando com integrantes do PP, nos disseram que estão surpresos com o desempenho e a aceitação do pré-candidato Alex Carniel. Se os dois estão bem nas pesquisas quem está mal? Uma coisa é certa e temos certeza... As pesquisas realizadas em Garibaldi foram encomendadas por ambos. 


CARLOS BARBOSA


     * Embora não confirme que será candidato à reeleição, o prefeito Evandro Zibetti (MDB) que está de férias está tranquilo com relação às eleições de outubro. Com uma oposição quase inexistente e com obras em vários pontos da cidade. Zibetti já está com meio caminho andado e dificilmente alguém conseguirá tirar sua faixa de prefeito. 

Ferrari

O ex-presidente da Associação Comercial barbosense Fabiano Paloschi Ferrari que era um dos nomes para disputar a prefeitura com Zibetti confirmou a um grupo de amigos que não tem interesse na política. Sem possuir filiação partidária, Ferrari que era para se filiar ao PSDB teria decidido cuidar da sua família e de seus negócios. 

Kirch

O vereador mais votado de Carlos Barbosa na última eleição, Everson Kirch (PP) é que deverá encabeçar a chapa dos progressistas para disputar a prefeitura contra Zibetti. Kirch é um dos melhores nomes que o partido possui, pois representa a juventude e seu eleitorado na maioria é formado por jovens. Porém, com um mandato de vereador pouco apagado, ele terá que se desdobrar para fazer frente ao atual prefeito. 

Xavier

Não existe eleição barbosense sem que alguém não mencione o nome do ex-prefeito Fernando Xavier da Silva (PDT). Em 2019 era dada como certa a participação de Xavier no pleito, pois segundo integrantes do PDT, ele estaria descontente com a coligação. Participando do Programa Prato Limpo na Rádio UNO e Portal Adesso, Xavier afirmou que não é candidato e que é um dos apoiadores de Zibetti. 

Nova presidente da Câmara

A vereadora Lucilene Marchi (PDT) que comandará a Câmara de Carlos Barbosa neste ano será a segunda mulher a presidir a Casa nesta legislatura. Diferentemente de outros políticos, ela tem opinião própria e não é de dizer amém em tudo que o partido quer. Junto com o vereador Alef Assolini (MDB) que é vice-presidente, deverão imprimir uma nova dinâmica no legislativo que andou com a imagem desgastada no começo do mandato. 


MAIS DO COLUNISTA