Colunistas


#AtitudePositiva

Avanços da medicina trazem esperança
20/01/2020

Sempre me surpreendo com a quantidade de notícias boas que vêm da área da saúde. Os avanços tecnológicos em tratamentos, remédios e descobertas científicas trazem, além de uma esperança para milhares de pessoas que buscam soluções para seus transtornos, síndromes e doenças, também um sinal fantástico de modernização e aperfeiçoamento na sociedade. Li em algum lugar que a medicina vai avançar nos próximos cinco anos a mesma proporção do que evoluiu nos últimos 50 (pasmem!) anos. Tem muita gente boa trabalhando noite e dia em pesquisas que nos conduzem a esse cenário animador e muito próximo. E os fatos animadores que surgiram recentemente ao redor do planeta? O menino do Oregon, de apenas 13 anos, que descobriu um algoritmo que “afina” a radioterapia para câncer de pâncreas, para que apenas as células “ruins” sejam destruídas, poupando as células “boas”? Rishab Jain recebeu um prêmio de 25 mil dólares ao vencer a competição "Desafio Jovem Cientista", promovido pela Discovery Education 3M. Essa descoberta vai ajudar em futuros tratamentos no mundo todo.

O jovem universitário David Aguilar construiu para si mesmo uma prótese para seu braço usando de forma inédita e impressionante, as famosas peças de Lego que as crianças usam para brincar. Ele faz isso desde os nove anos, na ambição ferrenha de criar soluções próprias depois de ter nascido sem o antebraço direito devido a uma condição genética rara. Sem saber, Aguilar, de 19 anos, influencia os movimentos da medicina. Ele cursa bioengenharia na Universidade Internacional da Catalunha, na Espanha, e certamente será objeto de estudo de muitos cientistas e médicos, além influenciar positivamente em diversos colegas. E sobre a AIDS? Um paciente em Londres, com identidade preservada, que teve uma possível cura de HIV identificada a partir de um transplante de células tronco. Ele foi submetido a um procedimento em 2016, por causa de um câncer, e o seu doador tinha uma mutação genética que gera uma resistência natural ao HIV – ou seja, o transplante mudou o sistema imunológico do paciente. Os pesquisadores dizem que está livre do vírus da Aids e que este é o segundo caso da história em 12 anos.

E do país de Gales, veio a notícia: um casal que tenta engravidar há mais de uma década, e tendo a mulher sofrido dez abortos espontâneos, e mesmo assim não desistiu. Jen Bickel queria ser mãe. Com diversas tentativas de inseminação artificial nos últimos anos, e mesmo sem as trompas de Falópio, ela e o marido Andrew tentaram a implantação de embriões congelados e na 11ª chance tiveram a benção de gerar Bobi William Bickel (foto abaixo) – uma verdadeira dádiva que teve o apoio de grandes recursos da área científica. Não é maravilhoso?



MAIS DO COLUNISTA

Renato Martins

Renato Martins

Jornalista, palestrante, consultor em comunicação positiva e professor, formado em comunicação social e com MBA em Gestão estratégica de Negócios, e mestrando em Indústria Criativa pela FEEVALE. Renato Martins tem 35 anos de carreira como comunicador. Ele atuou no Grupo Bandeirantes por 16 anos, onde foi diretor de jornalismo, apresentador e comentarista em todos os veículos da emissora. Seu currículo inclui ainda 12 anos no Grupo RBS, onde passou pela Rádio Gaúcha, CBN, Rádio Atlântida, TVCOM e RBS TV. Atuou por duas vezes na TVE e FM Cultura, da Fundação Piratini, como apresentador, comentarista, repórter e coordenador de jornalismo, além de passagens por revistas e jornais, como o Jornal do Comércio, Script, Pampeana e Metro. Na área da gestão pública, Renato tem experiência em campanhas eleitorais, programas institucionais e mais recente ocupou o cargo de diretor de Comunicação da Prefeitura de Gramado. Desde 2012 se dedica a palestras e cursos de comunicação positiva, sua especialidade e sua bandeira, ajudando organizações a trabalharem melhor a produção de notícias boas externa e internamente. Leciona na ESPM, Feevale, UCS Caxias e Canela e Uniritter. Criador e editor da plataforma multimídia #AtitudePositiva, que distribui conteúdo para diversos veículos de comunicação no país. Site oficial: www.atitudepositivacomrenatomartins.blogspot.com/
[email protected]

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!