Colunistas

Censura do MDB de Garibaldi

Cada tentativa de censurar a imprensa é um ataque à democracia
11/03/2024
Portal Adesso

Cada tentativa de censurar a imprensa é um ataque à democracia

 

A nota de repúdio publicada pela Executiva Municipal do MDB contra reportagem publicada no Portal de Notícias ADESSO é, no mínimo, um grande erro. Não passa de mais uma tentativa de manipular a população e intimidar a imprensa local.

Um dos pilares das sociedades democráticas é a transparência. Não existe democracia sem que a população saiba o que os governantes, e seus opositores, estão fazendo. O papel de publicizar e trazer para a luz os atos dos governantes é o papel da imprensa. Sem essa função o cidadão não tem como julgar e moldar sua opinião e assim escolher, no voto, quem ele quer que os governe e administre sua cidade.

A tentativa de interferir na pauta editorial de um veículo é um vício antidemocrático daqueles que se identificam com ditadores. Só permitem que se fale bem deles e o custo para aqueles que falam a verdade pode ser o mais caro, como já vimos acontecer com o ataque covarde que sofreu o jornalista Daniel Carniel em 2022.

Na falta de ter uma pauta positiva, tentam impor o silêncio, e quando seus atos são trazidos à luz, ficam horrorizados com a imagem refletida no espelho da imprensa livre e, amedrontados, partem para a tentativa de censura.

Imprensa livre é democracia. Imprensa livre é sociedade livre.

Muito me surpreende o Movimento Democrático Brasileiro de Garibaldi flertar com o autoritarismo em pleno 2024. Devem acham que o cidadão é bobo, mas o cidadão não é tolo, assim com o MDB não se chama MADB (Movimento Antidemocrático Brasileiro). Falta ao diretório municipal respeito aos ideais democráticos de Ulysse Guimarães.

Um dos princípios da imprensa livre está implícito na Bíblia, no diálogo de Jesus com Nicodemos, em que Ele fala: Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas, quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Diretório Municipal do MDB de Garibaldi, aproxime-se da luz e mantenha suas ações democráticas de forma que a imprensa tenha orgulho de publicar as benesses que o partido pode trazer para a comunidade garibaldense.

E aqui eu deixo a minha dica para todos os políticos que pretendem concorrer nas próximas eleições: Não esperem ter um cargo público para participar da vida da sua cidade, comecem agora. A imprensa amplificará seus atos e o cargo público será consequência dos seus atos daqui até o dia da eleição.

MAIS DO COLUNISTA