Geral

Duas redes de água em Monte Belo podem estar contaminada

16/01/2018
Rádio Difusora 890

     Estudo apontou que dois sistemas de abastecimento do município apresentam traços de agrotóxicos. Prefeitura emite nota tranquilizando a população.

     Um trabalho realizado por Juliane Pastorello Rubbo, engenheira química e residente da Escola de Saúde Pública, levantou dados em um estudo no final de 2017 sobre o sistema de abastecimento de água no Estado. No total, foram analisadas 1,6 mil amostras de mais de 300 municípios do Estado.

     Destes, quatro apresentaram traços de agrotóxicos na água para consumo:  Monte Belo do Sul, Venâncio Aires, Lagoa Vermelha e Frederico Westphalen.

     A notícia surpreendeu os moradores de Monte Belo na manhã desta terça-feira, 16. “Fiz um recorte pontual no ano de 2016, sendo que se encontrou na amostra de água acima do valor máximo permitido. Foram várias análises, sendo duas amostras que apresentaram. É importante frisar que em 2017/1, já foi normalizado e a água está dentro do que diz a Portaria Nacional”, mencionou Rubbo.

     Luciano Zini, engenheiro Químico na empresa Centro Estadual de Vigilância em Saúde, diz que quando a base é agricultura, se está sujeito a ter contaminantes de agrotóxicos. “Na medida que são aplicados no solo, podem se dispersar por ar e água”. Ele destacou que em Monte Belo foram efetuadas novas inspeções, recoletas, onde foi confirmada a normalização.

     O prefeito Adenir José Dallé informou que a comunidade pode ficar tranquila. “Foram coletadas amostras em 2016, onde recebemos os resultados somente em novembro de 2017. Aliás, as amostras do ano passado não apresentaram alterações. Desde que assumimos a gente vem monitorando e vamos continuar disponibilizando para a população uma água com qualidade”, disse.

 

A Prefeitura divulgou uma nota:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO MONTEBELENSE

 

     Diante dos fatos recentemente noticiados pela imprensa no que se refere as alterações nas análises de água do Município de Monte Belo do Sul, em especial quanto ao fato de ter sido constatada presença de agrotóxicos em dois sistemas de abastecimento, a Administração Pública Municipal informa:

 

1. A análise da água de dois sistemas de abastecimento realizadas no segundo semestre de 2016 apontou a presença da substância glifosato em quantidade acima do permitido, fato que não foi relatado pela administração anterior.

 

2. Em todas as análises da água dos sistemas de abastecimento realizadas durante o ano de 2017 o resultado foi dentro dos padrões indicados, o que indica que a alteração na análise da água foi um fato pontual e que não se repetiu.

 

3. O Município de Monte Belo do Sul faz o acompanhamento e análise mensal da qualidade da água dos sistemas de abastecimento através de empresa especializada – Artibrás Saneamento e Engenharia Ltda.

 

4. A Administração Municipal tem adotado todas as medidas e precauções para garantir a qualidade da água distribuída à população e a conscientização quanto a correta aplicação dos defensivos agrícolas.

 

5. Todos os laudos realizados pelo Município encontram-se a disposição dos cidadãos para consulta junto ao Setor de Vigilância Sanitária Municipal, na Secretaria Municipal de Saúde.

 

Administração Municipal de Monte Belo do Sul

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS