Saúde

Ausência em consultas e exames prejudica fila de espera

07/03/2018
Portal Adesso - Fotos: Jean Teixeira e Priscila Pilletti / Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

     No último ano o município de Garibaldi destinou cerca de 20% do orçamento à área da saúde. Mensalmente, são realizados cerca de 5 mil exames a, aproximadamente, 780 pessoas, além de 6,5 mil consultas médicas.

     Mesmo com o grande investimento, 10 a 15% dos pacientes não comparecem aos atendimentos agendados ou não retiram os exames feitos. O percentual inclui consultas médicas, exames de sangue e imagem (radiografia, mamografia, ecografia e tomografia).

     “Em apenas um dia de fevereiro, sete pessoas faltaram à mamografia que haviam agendado”, cita a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes.

     Ela lamenta a falta de importância dada por esses pacientes ao serviço público e à própria saúde. “Se a pessoa não busca o resultado, é porque não está interessada em se tratar. E antes do exame, também foi investida uma consulta neste paciente”, lembra a secretária.

     Além do investimento financeiro, Simone reforça que o não comparecimento a consultas e exames atrasa a fila para outras pessoas, que podem ter um caso de doença mais grave. “Pedimos que as pessoas reflitam que aquele exame dispensado tem custo e poderia ser utilizado por alguém que realmente precisa”.

     Ainda de acordo com Simone, a secretaria, junto ao Conselho Municipal de Saúde e a Câmara de Vereadores, estuda uma maneira de coibir um novo acesso a quem não compareceu aos serviços. Para orientar a comunidade, há cerca de dois anos a Secretaria da Saúde publica o material informativo “Etiqueta do Paciente”, em que é solicitado o aviso, caso o usuário não possa comparecer.

 

 

MAIS NOTÍCIAS