Saúde

Região está sem vacina contra Meningite

19/07/2018
Portal Adesso

     Maioria dos municípios da Serra Gaúcha não possuem doses para imunizar a população. Repasse do governo federal foi reduzido e a situação deverá estar normalizada em setembro.

     De acordo com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), a vacina meningocócica C, está faltando em toda a região da Serra. O órgão afirmou que as doses são repassadas pelo governo federal, e este, enviou ao Estado um lote menor no mês de julho.

     A vacina deve ser aplicada aos três e também aos cinco meses, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, com um reforço aos 12 meses e outro por volta dos 12 anos de idade. Ela serve para prevenir a meningite, doença que provoca febre, dor de cabeça e vômitos, entre outros sintomas, cujas complicações podem até levar a morte.

     Segundo a 5ª CRS, a distribuição das vacinas deve voltar ao normal em agosto, com a regularização da chegada aos postos de saúde setembro. O ideal é que as crianças sejam imunizadas dentro do mês indicado, mas, de acordo com o governo do Estado, não há problema em fazer a vacinação quando as doses estejam disponíveis novamente.

     Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que "mantém a distribuição de vacinas a todo o país e trabalha na regularização dos estoques em casos pontuais". A meningocócica C foi distribuída aos estados de forma reduzida, conforme o governo federal, devido a atrasos na entrega pelo laboratório produtor, a Fundação Ezequiel Dias (Funed).

 

 

MAIS NOTÍCIAS