Geral

Portal Adesso visita Centro Social São José em Garibaldi

10/08/2018
Portal Adesso - Fotos: Arquivo
Anterior Próximo

     Crianças e adolescentes que freqüentam o local, participam de oficinas e práticas diferenciadas no turno inverso a escola. Nossa equipe foi recebido pelo diretor do centro, Carlos Antônio Mânica.

     A grande demanda por locais que acolham as crianças no turno inverso da escola é uma realidade em Garibaldi. Mesmo com a EMEF Valentim Tramontina atendendo em turno integral e, a ampliação da EMEF Madre Justina Inês, ambas não são suficientes para receber a grande quantia de alunos do município. Com isto, o Centro Social São José vem se destacando pelo trabalho realizado com as 120 crianças e adolescentes, que são recebidas ao longo da semana e tem a oportunidade de vivenciar novas experiências.

     Recebendo crianças e jovens de cinco a 16 anos, o local tem o objetivo de proporcionar atividades diferenciadas, que permitam o auto conhecimento e que trabalhem o espírito coletivo.

     De segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h às 17h, oficinas de arte, canto, dança, música, violão e práticas esportivas, além de atividades de integração são realizadas pelos Professores de Referência e Professores Específicos.

     A psicóloga Analissa Scherer Peixoto explica que não existe um período de matrícula fixo, sendo que os pais e responsáveis podem buscar o centro em qualquer momento. Além disso, o foco são as crianças vindas de famílias do Cadastro Único, que sejam beneficiadas com o Bolsa Família ou, que tenham encaminhamento do Conselho Tutelar.

     O Diretor do Centro, Carlos Mânica, salienta que a estadia das crianças no local, têm tido um impacto totalmente positivo na conduta e personalidade. Além de se sentirem parte do local, a melhora no relacionamento e criação de vínculos de amizade, estão presentes no cotidiano. “Elas têm apresentado um crescimento muito grande. As oficinas vêm cativando e motivando essas crianças e jovens. Notamos que o envolvimento familiar também melhorou significativamente. Os pais começaram a acompanhar as atividades e apresentações dos filhos” conta.

     Já os pequenos também avaliam o local de forma positiva. Para Nicole, 8 anos, a oficina mais divertida é de artes, pois é o momento em que as crianças podem soltar a imaginação e desenhar.

     No sábado (18) o Centro estará realizando o 1º Encontro de Coros- Coro Cultural Seja, a partir das 18h, na Capela do Hotel Mosteiro São José. A entrada é franca e contará com a participação das crianças.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS