Coronavírus

Governador antecipa data de conclusão da primeira dose contra a Covid-19

Expectativa é de que até 25 de agosto, toda população até 18 anos esteja imunizada com primeira aplicação no Estado
12/08/2021
Portal Adesso - Foto: Luis André Pinto/Palácio Piratini

     A data da vacinação com primeira dose contra a Covid-19 para a população a partir de 18 anos no Estado foi antecipada, nesta quarta-feira (11). A previsão de conclusão da faixa etária agora é 25 de agosto. O anúncio foi feito pelo Governador Eduardo Leite, em suas redes sociais.

     A estimativa anterior, divulgada na semana passada, era 30 de agosto. O cronograma foi atualizado após análise da Secretaria da Saúde feita com base nas previsões de envio de vacinas pelo Ministério da Saúde e no ritmo de aplicação das doses pelos municípios.

     “Ou seja, em duas semanas, todos os gaúchos a partir de 18 anos, em todos os municípios, devem estar recebendo a primeira dose da vacina. É muito importante que a gente continue nessa direção. As prefeituras estão fazendo a sua parte, e é fundamental que todos os gaúchos se vacinem, para protegerem a si mesmos, às suas famílias e a todos que estão à sua volta. Te cuida e te vacina”, afirmou o governador em vídeo.

     Até ontem, da população vacinável acima de 18 anos no Estado (8.958.689), 77,1% já receberam ao menos uma dose de duas ou dose única. Com a segunda dose ou o esquema vacinal completo, o índice é de 37,1% da população vacinável.

     No Gabinete de Crise, a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, também anunciou que 37 municípios gaúchos já vacinaram todos os moradores com 18 anos ou mais.

     Segundo Tani, esse levantamento feito com as Coordenadorias Regionais de Saúde é dinâmico, e os municípios estão enviando ofícios, a pedido da Secretaria da Saúde, para comunicar que não é mais necessário envio de doses para essa faixa etária. Assim é possível acompanhar o andamento da vacinação e fazer a melhor distribuição dos imunizantes.

     “Parabéns aos prefeitos e prefeitas e à população que aderiu à campanha de vacinação e, portanto, está protegida nessas cidades”, afirmou Leite.



MAIS NOTÍCIAS