Geral

“Agendamento Pix” é o golpe da vez na região

Estelionatários enviam mensagens de texto para as vítimas, se passando por funcionários de agências bancárias
28/09/2021
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     Na tentativa de extorquir o maior número de vítimas possíveis, os estelionatários inovaram e criaram mais uma forma de enganar a população. O golpe do “Agendamento Pix” está preocupando as pessoas nas últimas semanas, principalmente por se tratar de uma mensagem de texto com remetente de agências bancárias.

     Em Garibaldi e Carlos Barbosa, várias pessoas relataram ter recebido essa mensagem, que comunica: “Agendamento PIX R$ 892,18 concluído com sucesso, caso não seja você, para cancelar nos avise agora em: avisodetransição.com”. Ao clicar no link disponibilizado pelos estelionatários, os dados pessoais dessa pessoa são automaticamente enviados para o computador ou telefone dos golpistas. 

     A Coordenadora do PROCON de Garibaldi, Luciana Saleh, explica como os criminosos tem acesso aos contatos telefônicos. “Acredito que eles compram uma base de dados do banco negro. Após, eles fazem um backup das informações e vendem na Internet. Depois, as mensagens são enviadas por um robô que é abastecido com nossos números de telefone”, comenta.

     Luciana afirma que o consumidor deve ficar atento a esses casos, para não cair em golpes, pois o prejuízo posterior é grande. “Os Golpistas adoram fazer as "vendas" através do PIX, mas o consumidor precisa ficar atento para não enviar valores para CPF (temos vários golpes de consumidores que "pensavam" estar pagando a empresa, mas após enviar o PIX, se deram conta de que enviaram um pagamento para uma pessoa física). É um dinheiro que não recuperamos mais. A dica é: compre consciente. Pesquise a credibilidade da empresa, compare preços, consulte ou ligue para o PROCON para saber se a empresa X,y,z possui reclamações e, principalmente, não faça negócios duvidosos”, orienta a coordenadora.

     Nossa equipe entrou em contato com o PROCON de Carlos Barbosa e, por lá, alguns moradores entraram em contato informando ter recebido tal mensagem, relata a Coordenadora Valmiriane Boschetti. “Já tivemos sim reclamações a respeito desse novo golpe. Orientamos as pessoas a não clicar nesses links. Se você não tem conta nessas agências, pode descartar a mensagem, pois é golpe. Se acaso você tiver, pode ficar tranquilo que mensagens reais do PIX não tem link.  O importante é ficarmos atentos e, se acaso caírmos em golpes, procurar o PROCON ou a Polícia”, afirma Boschetti.

     A Polícia Civil (PC) também orienta as pessoas que foram vítimas de estelionatários, a entrarem em contato imediatamente com a delegacia de polícia, para que o Boletim de Ocorrência (BO) do fato seja realizado.


MAIS NOTÍCIAS