Polícia

Corrupção: Presidente da Câmara e Secretário de Obras de Canela são presos

Interventor do Hospital também foi preso e Secretário de Turismo afastado. Eles são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro
08/11/2021
Portal Adesso

     A Polícia Civil deflagrou uma operação no início da manhã desta segunda-feira (7) que investiga suspeitas sobre desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro em Canela. São cumpridas 176 ordens judiciais em seis municípios do RS e duas em Santa Catarina.

     Os principais alvos são o presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Alberi Gavani Dias (MDB), o secretário municipal de Obras, Luis Claudio da Silva (conhecido como Ratinho), e o interventor do Hospital de Caridade, Vilmar da Silva dos Santos, todos ligados ao MDB.

     O delegado titular da DP de Canela, Vladimir Medeiros, revela que "a investigação ocorre há cerca de 9 meses e iniciou em um caso aparentemente de desvios de materiais de construção dentro do Hospital de Canela, mas depois que a investigação se iniciou nós conseguimos apurar um complexo esquema de corrupção."  Além disso, foram afastados de maneira cautelar o secretário municipal de Turismo, Angelo Sanches Thurler, o subsecretário de Obras, Osmar José Zangalli Bonetti, e Denis Roberto de O. de Souza, funcionário contratado como cargo em comissão na pasta de Obras. 

     Entre as práticas, estariam suspeitas de falsificação de documentos, crimes em licitação, ocultação de bens, desvio de materiais de construção adquiridos para reforma do Hospital de Caridade, canalização de verbas, orçamentos fraudulentos em licitações e rachadinha. A Justiça também determinou a alienação de 11 veículos e o bloqueio de contas.

     A Operação Caritas mobiliza 175 policiais. 


MAIS NOTÍCIAS