Saúde

Mais três casos de codetecção de Influenza e Covid são identificados no Estado

Eles foram identificados em residentes de Carazinho, Santa Maria e Santa Rosa
14/01/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) confirmou mais três casos de codetecções simultâneas dos vírus Influenza e coronavírus. Eles foram identificados em residentes de Carazinho, Santa Maria e Santa Rosa. No final de dezembro, um outro caso já havia sido registrado em Porto Alegre.

     Os resultados reforçam o alerta de que os dois vírus respiratórios estão em circulação e que é importante que sejam mantidas as medidas de prevenção à gripe e covid-19, que são as mesmas: uso de máscara, distanciamento interpessoal e vacinação contra as duas doenças.

     Esses últimos três casos tiveram resultado no Lacen pelo exame de RT-PCR que detectou a presença tanto do coronavírus (SARS-CoV-2) quanto o da Influenza do tipo A. Um segundo exame mais detalhado ainda é esperado para saber qual é a cepa do vírus: A-H1N1 ou A-H3N2.

     Os casos mais recentes tratam-se todos do sexo masculino: 63 anos o de Carazinho, 20 anos o de Santa Maria e 54 anos o de Santa Rosa. O caso anterior, de Porto Alegre, era um rapaz de 21 anos.

Casos de Influenza no RS

     Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 347 casos de Influenza A em residentes de 70 cidades diferentes. Entre eles, dois óbitos já foram confirmados (em residentes de Porto Alegre e São Francisco de Paula).


MAIS NOTÍCIAS