Coronavírus

Pediatra explica importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças

Casos de infecção respiratória neste grupo triplicaram em janeiro
20/01/2022
Portal Adesso - Foto: Henrique da Fonseca/Portal Adesso

     O médico pediatra do Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi (HBSP), Claudio Dalmaz, falou sobre a importância e os benefícios da vacinação contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos. No município, a imunização será iniciada neste sábado (22), primeiramente para crianças nesta faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente.

     Para o pediatra, a vacinação deste grupo é fundamental para evitar a disseminação do vírus. “Existe muita desinformação a respeito do assunto. Há um consenso entre sociedades e médicos respeitados de que a imunização infantil contra a Covid é fundamental. Entre as doenças que tem vacina, a Covid é a que mais mata, portanto a vacinação para o vírus é de extrema importância”, afirmou.

     Neste mês, os casos de crianças infectadas com o vírus triplicaram no Pronto Atendimento do HBSP. No país, segundo dados do Ministério da Saúde, 34 mil crianças positivadas deram baixa em hospitais, sendo que, 2,5 mil faleceram, contabilizando uma morte há cada dois dias. 

     “Temos que vacinar o maior número possível, pois só assim a imunização será garantida. Com isso, a gente protege também os demais familiares e diminui a transmissão, chegando à imunização coletiva. Das crianças que receberam a dose da vacina, 90% estão totalmente protegidas do vírus”, salientou Dalmaz.

     Entre os sintomas que a vacina pode causar, 98% são considerados leves, sendo a maioria dor de cabeça, cansaço, dor no corpo, dor e vermelhidão local, calafrios, febre, diarreia, vômitos, dor articular, suor, falta de fome, náuseas, mal-estar e dor nas pernas. 

     Conforme indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina aprovada para utilização nessa faixa etária é da farmacêutica Pfizer. A quantidade aplicada será 20% menor do que para adultos e o frasco utilizado terá uma cor específica para este grupo. Ainda não há indicação de vacinação em crianças menores de 5 anos.

     Ainda segundo a OMS, não será necessário apresentar laudo ou prescrição médica para receber a dose e, para a aplicação de reforço, será necessário aguardar um prazo de até oito semanas. 


MAIS NOTÍCIAS