Coronavírus

Decreto retira obrigatoriedade do uso de máscara em Garibaldi

Decisão será publicada nas próximas horas no Diário Oficial do município
14/03/2022
Portal Adesso - Foto: Reprodução

     A prefeitura municipal de Garibaldi publicará, na tarde desta segunda-feira (14), no Diário Oficial do município, o decreto que retira a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção contra a Covid-19, em todo o território do município, para todas as faixas etárias. A decisão foi tomada após avaliação técnica dos números atuais da pandemia no município e seguirá as determinações da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

     O documento determina que o uso do acessório se mantenha obrigatório somente em locais fechados. O decreto também desobriga a utilização de máscaras por crianças maiores de seis anos. Para pessoas que estão com sintomas ou contaminadas pela Covid-19, o uso do acessório também se torna obrigatório, inclusive em locais abertos. Cabe ressaltar que o ato pode ser revisto a qualquer momento, de acordo com a estratégia mais adequada ao enfrentamento da pandemia. 

     Conforme dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado na sexta-feira (11), Garibaldi conta com apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid ocupados. Destes, nenhum paciente é natural do município. Outro número que colabora para a decisão é o da cobertura vacinal. Até o momento, o município já imunizou, com primeira dose, 28.697 pessoas (83,13% da população). Com a segunda aplicação foram 27.140 pessoas imunizadas e, com a dose de reforço, 13.665 pessoas (78,80% da população). No público infantil, 1.060 crianças já receberam a primeira dose e 79 a segunda. 

     Além de Garibaldi, Carlos Barbosa e Bento Gonçalves também já decretaram a não obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos. 


MAIS NOTÍCIAS