Política

Domingo de eleição em Garibaldi

Sandro Garda (PT) e Sérgio Chesini (PP) disputam a eleição suplementar. Sessões eleitorais abrem às 7hs
02/04/2022
Portal Adesso - Foto: Cassius Fanti/CIC Garibaldi

     Os eleitores de Garibaldi decidem neste domingo (03), quem será o novo prefeito que deverá governar a cidade nos próximos dois anos e oito meses ou até a decisão do TSE que deverá julgar o recurso do prefeito Alex Carniel, afastado por decisão do TRE. Ao todo, são 25.336 eleitores que devem ir às urnas e escolher entre dois candidatos: Sérgio Chesini (PP) e Sandro Garda (PT). Chesini que era vice-prefeito de Alex Carniel tem na sua chapa o engenheiro Valério Mayer como candidato a vice. Já o advogado Sandro Garda tem como candidata a vice-prefeita a professora Claudia Shiedeck. Ao todo, serão 34 locais de votação no município, com 79 seções, totalizando 237 mesários.

     Conforme o Cartório Eleitoral de Garibaldi, as sessões vão abrir às 7h e a votação ocorre até às 17h. Como na eleição suplementar vai escolher apenas os candidatos a prefeito, a apuração e os resultados deverão ser apresentados com brevidade e provavelmente antes das 19h a cidade já saberá quem foi o vencedor. Como no Brasil o voto é obrigatório, quem não for votar ficará com seu título irregular e deverá pagar multa. 

Porque temos eleição suplementar em Garibaldi?

     Após perder a eleição para a chapa do candidato Alex Carniel, os derrotados Antônio Fachinelli e Eldo Milani, da coligação ‘Garibaldi no Caminho Certo’, encabeçada pelo MDB, entraram na justiça pedindo a cassação da chapa formada por Alex Carniel/Sérgio Chesini, alegando irregularidades durante a campanha eleitoral.

     O Juiz de Garibaldi, Gérson Martins da Silva e o promotor Paulo Majabosco entenderam que não houve nenhuma irregularidade e arquivaram o processo movido pela coligação do MDB. Porém, o MDB recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE e este por 4 votos a 3 decidiu afastar o prefeito Alex Carniel e convocar novas eleições. 

     Alex Carniel recorreu ao TSE – Tribunal Superior Eleitoral e aguarda que seu recurso seja julgado. Dependendo da decisão, os ministros podem reconduzir Carniel novamente para a prefeitura, independente do resultado deste domingo ou cassar seu mandato e os direitos políticos por 8 anos. 

     O MDB que é o responsável por toda a confusão e bagunça eleitoral que Garibaldi vive, não colocou candidato para disputar às eleições deste domingo. 



MAIS NOTÍCIAS