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Rodovias estaduais poderão ter 22 praças de pedágio

Este foi o legado deixado pelo governador Eduardo Leite. Nesta quarta-feira (13), estradas da Serra e Vale do Caí estarão em leilão
10/04/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     O “bom moço” que abandonou o governo gaúcho pela sua vaidade em ser candidato a presidente da república deixará ainda mais difícil a vida dos contribuintes gaúchos que se deslocam pelas rodovias estaduais. Imitando o ex-governador Antônio Britto (MDB), que encheu o Rio Grande de pedágios, Eduardo Leite (PSDB), antes de sair, deixou um plano para implantar dezenas de pedágios no Estado, entre eles, diversos aqui na região. 

     Com o discurso de modernizar a infraestrutura na estradas, Leite quis conceder a iniciativa privada três blocos rodoviários, com rodovias da Região Metropolitana, Litoral Norte, região das Hortênsias, Vale do Taquari e Região Norte. 

     Ao todo, estão previstas a criação de 22 novas praças de pedágios no Estado e os leilões que serão feitos nesta semana na Bolsa de Valores de São Paulo pretendem repassar 1.131 quilômetros para a iniciativa privada por 30 anos. Sem quase nenhuma participação popular, o projeto foi apresentado apenas para empresários, políticos, prefeitos e vereadores, sendo que alguns, sem nenhuma noção do que estava sendo discutido. O povo que paga a conta dos altos impostos, não foi convocado e pouco sabe da forma que tudo isso será feito. O governo não fez nenhuma questão de divulgar isso na imprensa, pois com repercussão, dificilmente o projeto seria aprovado.

     O caso mais absurdo aconteceu aqui na BR 470 no trecho de 13 km, entre Bento Gonçalves (Vale dos Vinhedos) e Carlos Barbosa (Trevo de São José). Lideranças e entidades lutaram cerca de 30 anos para federalizar a RS 470 que era abandonada pelo Estado. Após conseguir federalizar e deixar a mesma de responsabilidade do Governo Federal, inclusive com policiamento da PRF, deputados aprovaram sem ler o projeto do Governo do Estado, passando novamente para o governo gaúcho a estrada. Porém, até agora, o Ministério dos Transportes não aceitou a decisão. Tudo isso, pois como querem implantar pedágio em São Vendelino, precisam oferecer mais quilômetros de rodovia a iniciativa privada. Por isso, o projeto foi ágil e sem muita divulgação, pois a maioria dos habitantes de Bento, Garibaldi e Carlos Barbosa são contrários ao retorno da BR ao estado. 

     Se o pedágios forem criados, quem se desloca da região até Porto Alegre, terá que desembolsar ume média de R$ 34,00 passando pelas praças criadas na região da Serra e Vale do Caí. Conforme o projeto, nesta localidade, estão previstas seis praças de pedágio nas rodovias: RS-122, RS-240, RS-287, RS-446 e RS-453 e BR-470.



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