Política

Julgamento que define retorno ou cassação de Alex Carniel é marcado

Tribunal Superior Eleitoral – TSE incluiu na pauta o julgamento do recurso especial eleitoral
19/04/2022
Portal Adesso - Foto: Arquivo/ADESSO TV

     O ministro Carlos Horbach, do Superior Tribunal Eleitoral – TSE, decidiu nesta terça-feira (19), incluir na pauta da sessão do próximo dia 26 de abril (terça-feira), o julgamento do recurso que vai definir o retorno ou a cassação definitiva do prefeito afastado de Garibaldi Alex Carniel (PP). 

     A sessão está marcada para iniciar às 19h no plenário do TSE e definirá o futuro político de Carniel que foi afastado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE por abuso de poder econômico. 

     O processo pedindo a cassação de Alex Carniel foi apresentado pela coligação dos candidatos Antônio Fachinelli e Eldo Milani (MDB), derrotada nas eleições de 2020.A alegação é de que um equipamento rastreador encontrado no carro do ex-prefeito Antônio Cettolin (MDB) teria interferido no resultado da eleição municipal. Porém, o afastamento de Alex não foi por nenhum rastreador, mas sim, por abuso de poder econômico.

     O Tribunal Regional Eleitoral entendeu que um veículo utilizado na campanha do candidato Alex teria sido adquirido com recursos da campanha eleitoral e não foi prestado contas no final da eleição. Por isso, o abuso de poder econômico. 

    Não aceitando a decisão do TRE, a coligação de Alex e Sérgio Chesini recorreu e o julgamento da próxima semana vai decidir se Alex Carniel retorna ao cargo ou fica definitivamente cassado, perdendo os direitos políticos por 8 anos. 

     Enquanto não se definiu sobre o recurso de Carniel no TSE, uma eleição suplementar foi marcada pelo TRE em Garibaldi, onde o candidato Sérgio Chesini venceu por votação histórica de 81%.

     Se a decisão for favorável, Alex Carniel assumirá novamente seu mandato e Sérgio Chesini que foi eleito prefeito no último dia 03 de abril voltará a ser vice-prefeito de Alex. Se a decisão for contrária a Alex, Sérgio Chesini será empossado como prefeito até o final deste mês e por oito anos, Alex não poderá mais disputar qualquer eleição. 




MAIS NOTÍCIAS