Geral

Paula Deconto lança romance policial nesta segunda-feira

Segredos de Mato Alto é o nome da obra feita pela escritora natural de Garibaldi
30/05/2022 Em Garibaldi
Portal Adesso - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

      A escritora Paula Deconto lança o romance policial "Segredos de Mato Alto" na noite desta segunda-feira (30),  a partir das 19h. O lançamento acontece de forma virtual no Youtube da Editora Pampa. A autora Paula Deconto, o editor Daniel Miranda, o escritor e professor Alcy Cheuiche e o escritor Lucio Feliciate participam de um debate sobre a obra. O título pode ser adquirido no site http://editoradopampa.com.br/

    A escritora Paula Deconto, presa manter a atenção do leitor  nesta publicação que narra um crime a ser desvendado.  A narrativa consegue unir o comportamento tradicional estampado em uma pequena cidade do interior, às contradições universais da alma humana na busca por encontrar sentido em seu papel individual e social. Aliado a isto, consegue trazer à tona os dilemas de seus personagens, ao longo da vida, e o mistério escondido por trás de existências aparentemente pacatas. O mistério, o humor e a maldade humana também apimentam a narrativa, que são nutridos pelo olhar arguto de seu personagem principal, Joseph.

    Na orelha, o escritor Alcy Cheuiche analisa que a autora inventou uma aldeia, soube contá-la, e através dela atingiu o universal. “Afinal, quais são os segredos de Mato Alto? Em cada capítulo, a autora vai nos contando os segredos da pequena comunidade, onde dominam os imigrantes de origem italiana, mas integrados em hábitos e costumes à essa fantástica diversidade étnica do Rio Grande do Sul.”

   

 Paula Deconto

     Paula Deconto nasceu em Garibaldi, Rio Grande do Sul, em 9 de abril de 1969. Aos onze anos, leu a obra de Agatha Christiee apaixonou-se pela literatura. Aos dezenove, foi repórter do Jornal O Novo Tempo, de Garibaldi, escrevendo matérias de pesquisa jornalística e realizando entrevistas. Bacharel em Direito, trabalha na área jurídica há vinte e sete anos.

     Com o advento da pandemia da Covid-19, e o respectivo isolamento, debruçou-se, novamente, sobre a literatura, devorando o livro de Octavio Paz, La Casa de la Presencia, até então, esquecido na estante. Nesse livro, o autor efetua reflexões sobre o ato de escrever, ressaltando que a poesia é o presente representado em sua totalidade. É o momento de conexão total entre o escritor e o mundo.

     Durante a pandemia não se vislumbrava um futuro recente, que fosse promissor. Então, só restava a Paula mergulhar no presente, enriquecido com suas memórias. Inspirada pela leitura, realizou a Oficina de Criação Literária do escritor Alcy Cheuiche (cujas obras leu e estimou desde a adolescência), focada na arte de escrever romances. Como resultado desta aventura, surge o romance policial Segredos de Mato Alto.

     A autora participou também da publicação coletiva Literando – Contos 2021, pela editora Lettere & Parole.




MAIS NOTÍCIAS