Educação

Educação infantil de Garibaldi recebe apoio nutricional

EMEI Crescendo com Alegria foi a primeira a receber a iniciativa
07/06/2022 Em Garibaldi
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Garibaldi - Fotos: divulgação
Anterior Próximo

    A Secretaria Municipal de Educação iniciou as avaliações nutricionais anuais nas escolas públicas de educação infantil de Garibaldi. A iniciativa começou ainda em maio e a EMEI Crescendo com Alegria foi a primeira instituição participante da ação.  As visitas são realizadas pela nutricionista da Prefeitura, Janete Weber, que, neste ano, tem o auxílio voluntário da estudante de Nutrição Camila Júlia Benini.

   Em Garibaldi, diversas crianças frequentam as escolas de educação infantil no período integral (manhã e tarde) e, por isso, fazem as principais refeições do dia na escola. De acordo com Janete Weber, a gestão municipal tem a obrigação de fornecer a essas crianças 70% das necessidades alimentares diárias.

Como funciona

O processo teve início com a avaliação individual de cada criança para aferir peso e estatura, identificando as que estão em desajuste nutricional, dando atenção e acompanhamento especial para o caso. Também foram analisadas as refeições oferecidas no dia, verificando possíveis dificuldades e orientando as monitoras sobre como devem tratar o momento da alimentação. Segundo a nutricionista, a família é comunicada e, com a escola, pode auxiliar a criança.

As crianças passaram, ainda, por um teste de aceitabilidade das refeições realizado de forma lúdica. Janete explica ainda que o teste é uma das atribuições técnicas do profissional de nutrição, obtendo informações importantes no trabalho com as escolas. “A partir disso, é possível mudar e/ou adaptar o cardápio, buscando maior adesão das crianças.”

As atividades serão replicadas em toda a rede municipal de educação infantil, recolhendo dados para traçar o perfil nutricional de cada instituição.  Desde 2020, com a Resolução nº 06 do Programa Nacional de Alimentação Escolar, as escolas de Garibaldi não utilizam nenhum tipo de alimento ultraprocessado, tampouco empregam açúcares no preparo das refeições. Como todas as receitas foram adaptadas, é necessário avaliar a adesão das crianças à nova alimentação.


MAIS NOTÍCIAS