Saúde

Hospital São Roque em Carlos Barbosa inicia obras do novo Pronto Socorro

Durante os serviços, consultas serão transferidas para um anexo do prédio
07/06/2022 Em Carlos Barbosa
Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Foto: Divulgação

    A reforma completa da estrutura do Pronto Socorro do Hospital São Roque (Carlos Barbosa) deve iniciar nos próximos dias. Os serviços fazem parte de uma série de melhorias a partir da parceria estabelecida com a Tramontina em 2021. 

    Para a execução da obra, os atendimentos adultos e pediátricos serão redirecionados para uma estrutura temporária. Durante os cerca de 8 meses, as consultas serão transferidas para um espaço na lateral do prédio do Hospital São Roque. Apesar do espaço ser considerado mais simples, a intenção da instituição é garantir que a capacidade e qualidade dos atendimentos sejam os mesmos apresentados até o momento.

    O início das melhorias coincide com um recorde histórico de atendimentos do Pronto Socorro no Hospital São Roque. Em maio foram registrados 3.992 atendimentos. Destes, 2.615 estão relacionados ao público adulto e outros 1.377 ao pediátrico.

    Na comparação com o mesmo mês de 2019, último ano antes da pandemia, podemos observar que o número de atendimentos a adultos cresceu 28,8% e as consultas pediátricas foram ampliadas em 89,1%. Diante do aumento progressivo dos atendimentos nessa época do ano, o Hospital São Roque ampliou o número de médicos e equipes multiprofissionais disponíveis no Pronto Socorro. Além do aumento no número de funcionários, as capacitações seguem em ritmo acelerado, visto que com o aumento de demanda, também se observa aumento de casos críticos que requerem cuidados mais qualificados de toda equipe.

   “Os dados evidenciam ainda mais a necessidade da ampliação e das melhorias que vamos realizar no Pronto Socorro. Toda grande obra gera contratempos, mas estamos tomando todas as medidas necessárias para minimizar o desconforto para todos, sempre com a premissa de garantir a segurança dos pacientes e equipes de atendimento. Temos certeza que o resultado final vai compensar esses meses de estrutura provisória”, descreve Cátia Argenta, gestora do Hospital São Roque.

Novo Pronto Socorro

     Com o novo Pronto Socorro, o hospital vai aumentar em 100% sua estrutura de atendimento de emergências, permitindo prestar assistências a mais de um caso crítico ao mesmo tempo. Além disso, serão criados 4 leitos de estabilização, que terão monitorização intensiva enquanto os pacientes aguardam estabilização e/ou encaminhamento ao outro centro.

     A reforma também prevê a separação do fluxo de acesso ao hospital. A porta da recepção será utilizada para visitas, cirurgias eletivas ou internações, enquanto a entrada do PS receberá atendimento de consultas conforme classificação de gravidade, separando os atendimentos por sintomas respiratórios ou não-respiratórios. O local ainda contará com acesso diferenciado para serviços como Samu e Corpo de Bombeiros. A intenção é agilizar o atendimento, evitando aglomerações e garantindo mais segurança para os pacientes.

     As melhorias contarão também com uma central de monitorização de sinais vitais, com a checagem de medicamentos junto ao paciente, garantindo segurança em todos os processos. Além disso, a farmácia satélite do Pronto Socorro vai passar a contar com um dispensário eletrônico. A tecnologia armazena os medicamentos e os materiais médicos, que são acessados somente por profissionais autorizados, com o uso de leitor de impressões digitais.


MAIS NOTÍCIAS